Apneia causa sonolência e falta de disposição

O problema interrompe o ciclo de sono e piora a qualidade de vida

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 24/08/2010

Eduardo Rollo Duarte
Odontologia
especialista minha vida

A chamada "síndrome da apneia obstrutiva do sono" pode se tornar um problema crônico, podendo causar até a morte. A apneia é caracterizada pela parada da respiração durante o sono, um distúrbio que está associado ao ronco, que é causado por um estreitamento das vias aéreas o que dificulta a passagem do ar, levando ao barulho e também à apneia.

Os mais afetados por este tipo de distúrbio são as pessoas acima do peso ou acima dos 30 anos de idade. Esta síndrome afeta muitas pessoas e causa sonolência diurna, falta de disposição para o trabalho, cansaço corporal e irritação, entre outros problemas.

Quem normalmente sofre com esses problemas, imagina que pode ser culpa do estresse do dia a dia. Mas, na verdade, os sintomas são resultados de noites mal dormidas - justamente por causa do ronco e apneia. Como a pessoa acorda sonolenta, ela pode ter também um aumento de peso, já que está cansada para praticar exercícios físicos regulares.

PUBLICIDADE
"Os sintomas da apneia podem desencadear depressão, falhas de memória e diminuição do rendimento intelectual"

É inegável que a longo prazo esses sinais acabem por interferir na vida das pessoas, podendo levar à depressão, falhas de memória e diminuição do rendimento intelectual, o que afetará não só as relações pessoais, mas também as profissionais.

Durante as "crises" de apneia, o ciclo de sono é interrompido, por isso o corpo não obtém o descanso necessário e, a curto e longo prazo, este distúrbio causa diversos tipos de problemas em todo o corpo, entre eles estão os cardíacos, cerebral, neurológico, hipertensão, diabetes e até disfunção sexual.

Para uma noite bem dormida


- A TV deve ficar na sala. Evitar colocá-la no quarto ajudará você a pegar no sono de forma totalmente relaxada;
- A temperatura do quarto deve ser agradável;
- Quanto mais escuro o quarto, mais tranqüilo o sono.

Tratamentos mais comuns

A apneia pode ser combatida através do tratamento médico com máscara nasal , o cpap, ou com placa dental executada pelo dentista do sono.

Como o ronco e apneia do sono são distúrbios crônicos , a princípio, o uso desses aparelhos é para sempre.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.