Infertilidade masculina pode ocorrer devido a alterações no sêmen

Quadro pode ser causado pela Varicocele, doença que acomete os testículos

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 30/08/2010

Pesquisas comprovam que 20% dos casos de infertilidade são diagnosticados entre os homens. Deste total, 40% sofrem com um problema chamado Varicocele. Uma doença que provoca varizes nas veias da região do escroto, onde estão localizados os testículos. O inchaço dessas veias (formação de varizes) pode prejudicar o fluxo sanguíneo local, alterando a quantidade e a qualidade dos espermatozóides.

Para o Comitê da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva a cirurgia para varicocele é mais indicada quando, por exemplo, a doença encontra-se em um estágio avançado (levando a uma diminuição do tamanho dos testículos), quando há dificuldades para engravidar ou ainda quando o espermograma é anormal. No entanto, mesmo quando a cirurgia é realizada e todos os resultados são obtidos de forma positiva, como a qualidade do sêmen, as taxas de gravidez sem assistência variam de 19 a 35%. De acordo com este percentual, o Fertility - Centro de Fertilização Assistida - realizou um estudo com o objetivo de avaliar a contribuição da correção cirúrgica da Varicocele, antes de qualquer tratamento de infertilidade assistida.

PUBLICIDADE
"Técnicas de reprodução assistida poderiam ser consideradas alternativas importantes"


Este estudo foi apresentado na 26ª Reunião Anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, realizada em Roma, no início do mês de julho. Nele foram avaliados 248 pacientes, entre 2000 e 2008, subdivididos em dois grupos: homens com Varicocele que não realizaram a cirurgia (79 pessoas) e aqueles que fizeram a cirurgia antes do tratamento de reprodução assistida (169 pessoas).

Apesar da cirurgia para Varicocele ser a mais realizada no que diz respeito à infertilidade masculina, os seus benefícios para o restabelecimento da função testicular, assim como o potencial da fertilidade são polêmicos.

Os resultados do estudo sugerem que este procedimento cirúrgico não tem qualquer impacto significativo nos resultados das técnicas de ICSI - técnica de fertilização in vitro onde um único espermatozóide é injetado dentro do óvulo. Além disso, os apontamentos mostraram que, quando submetidos a tratamentos de reprodução assistida, os homens que passaram pela cirurgia são pessoas mais velhas, com maior período de infertilidade do que aqueles que não foram submetidos à reparação da Varicocele. Portanto, as técnicas de reprodução assistida poderiam ser consideradas alternativas importantes nos casos de casais com Varicocele clínica.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.