Entenda por que é importante cuidar da fertilidade desde cedo

Pais devem ficar atentos à chegada da puberdade dos filhos

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 21/11/2011

Dr. Luiz Fernando Dale
Ginecologia e Obstetrícia - CRM 265950/RJ
especialista minha vida

Cuidar da fertilidade é uma rotina que deve ser tomada desde que a menina entra na puberdade. Hoje, a recomendação é de que a vacina do HPV seja aplicada em indivíduos a partir dos 12 anos. Neste momento, dependendo da maturidade da menina, um contato com o ginecologista já seria bom até como orientação aos cuidados de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gestação e infecções.

Nesta fase é importante o controle das menstruações e a proximidade da mãe ou responsável para saber se a adolescente apresenta algum problema, como irregularidade ou fluxo abundante. Se houver dúvidas, um ginecologista poderá esclarecer melhor as questões.

O preventivo será feito sempre que houver uma queixa da adolescente - seja de dor, seja de corrimento - e deve ser feito anualmente após o inicio da atividade sexual. É muito importante que o casal use preservativos para o controle das doenças sexualmente transmissíveis.

PUBLICIDADE
É muito importante que o casal use preservativos para o controle das doenças sexualmente transmissíveis.

Qualquer infecção sexualmente transmissível pode afetar o sistema reprodutor feminino. A camisinha é o método que mais se aproxima da segurança para prevenção de doenças, pois não pode haver contato direto entre o pênis e a vagina.

A prevenção das infecções se baseia em não ter contato pele a pele. Gonorréia, bactérias mais agressivas e a clamídia são capazes de provocar lesões ou obstruções das trompas. A maioria destas infecções cursa com dor abdominal, febre e sinais inflamatórios que, quando tratados a tempo, podem não afetar a fertilidade.

A Clamidia Tracomatis é vilã da fertilidade. Na maioria dos casos é assintomática ou pode se mostrar por um corrimento vaginal ou pequena secreção pela uretra masculina. Esta bactéria tem uma predileção por atacar as trompas, levando a processos obstrutivos tubários e aderências pélvicas, que irão fixar as trompas, impedindo que consigam captar os óvulos.

O Vírus Papiloma Humano é transmitido através da relação sexual ou do contato da pele com a área infectada.

O diagnóstico é feito pelo sangue em uma pesquisa de anticorpos específicos para Clamidia. Na maioria dos casos positivos, o anticorpo IgG está presente (IgM negativo), não havendo a presença da bactéria. Isto significa doença antiga e não atual, não havendo necessidade de tratamento. Quando os dois anticorpos estão positivos, a bactéria está presente e, quando os dois estão negativos, nunca houve contato.

O Vírus Papiloma Humano é transmitido através da relação sexual ou do contato da pele com a área infectada. Na maioria dos casos, pode não causar nenhum mal. Entretanto, pode infectar as células do colo do útero, causando lesões pré-cancerosas. Se não identificadas ou tratadas, podem levar ao câncer do colo do útero.

Estar no peso correto, além de trazer saúde para a mulher de uma maneira geral, beneficia a sua fertilidade também. O peso inadequado pode dificultar a gravidez. Cerca de 12% de todos os casos de infertilidade são resultado do aumento de peso ou magreza excessiva. Na mulher, a obesidade afeta a fertilidade da seguinte forma: o tecido gorduroso pode metabolizar os hormônios de uma forma, que leva a um descontrole do funcionamento dos ovários.

A mulher que deseja engravidar deve cuidar para que esteja no peso ideal. Na magreza excessiva, o organismo tenta se defender, evitando que perca mais energia durante a menstruação. Os hormônios também estão alterados e os ovários não funcionam, não produzindo os hormônios que irão estimular o preparo do útero para uma gravidez. É comum a ausência completa de menstruação em estados nutricionais baixos. Fumar, além de ser prejudicial à saúde também diminui a fertilidade. Podemos considerar que 13% de infertilidade feminina podem ser causadas por cigarro.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.