Por que parar de fumar

Entenda mais sobre a doença

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 19/07/2007

Por que parar?

A decisão de parar tem ser uma decisão sua, mas você não precisa tomá-la sozinho. Converse com sua família, amigos e procure um médico para ajudá-lo. Parar é difícil, mas pode ficar bem mais fácil se você contar com ajuda de quem confia e traçar um plano.

* Prepare-se. Você não precisa parar imediatamente, mas marque uma data para parar. Escolha um momento no qual você não esteja vivendo um período de estresse. Livre-se de cinzeiros e isqueiros. Não deixe ninguém fumar na sua casa.

* Mude seus hábitos. Por exemplo, se você fuma depois de comer, ocupe o tempo com uma caminhada, por exemplo.

* Tome remédios. Isto pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse. Você pode usar chiclete de nicotina, pastilhas ou adesivos. Seu médico também pode prescrever um remédio, como bupropina (Zyban) ou varenicline (Chantix). Ao utilizar produtos que repõem nicotina ou remédios, suas chances de sucesso dobram.

* Procure ajuda. Obtenha ajuda de programas anti-tabagismo ou de grupos de apoio. Uma vez que você tenha parado, mantenha-se firme. Não dê nem mesmo uma tragada. Estou pronto para parar? Pensar em parar de fumar é o primeiro e mais importante passo. Você terá mais sucesso se souber o quanto está preparado para parar.

Tudo bem se você não estiver pronto neste momento. Mas, você pode querer parar em breve. Então, continue se informando sobre o assunto e se preparando para quando chegar a hora.


Você consegue.
Por que é tão difícil parar? Parar de fumar é difícil por que nosso corpo sente necessidade da nicotina encontrada no cigarro. Parar é mais do que largar um mau hábito. Seu corpo precisa parar de sentir falta da nicotina, daquilo em que você acabou se viciando. Chiclete de nicotina, pastilha ou adesivos podem ajudar a reduzir a ansiedade sem o efeito nocivo do cigarro. Seu médico pode também passar remédio para ajudar a minimizar o estresse. Você pode mascar tabaco quando está estressado. Ou talvez fume um cigarro com café. Quando parar, você precisará encontrar outras maneiras para fazer estas coisas. Por exemplo, ligue para um amigo ou faça respiração profunda quando se sentir estressado. Tente mascar chicletes sem açúcar em vez de acender um cigarro. E se eu me sentir mal quando tentar parar? Você pode se sentir ansioso, irritado ou triste quando parar pela primeira vez. Também pode ter problemas para dormir, e seu apetite pode aumentar. Mas você não se sentirá mal para sempre, este é só o período de abstinência. Além disso, os remédios podem ajudar. Mascar chicletes de nicotina pode minimizar a ansiedade e fazê-lo se sentir melhor.

Vou engordar? É natural achar que vai engordar assim que parar de fumar. Isso porque boa parte das pessoas fica mais ansiosa e acaba aliviando essa tensão comendo mais. Mas não deixe essa preocupação atrapalhar os seus planos. Busque outras válvulas de escape bem mais saudáveis para sua ansiedade e tensão. Caminhe, se exercite, converse com seus amigos; Lembre-se: ainda que você ganhe alguns quilos, vai ganhar também muito mais saúde. E ainda economizará um bom dinheiro todo mês. Você pode seguir algumas dicas para reduzir as chances de engordar: Tente se manter ativo. Exercícios podem melhor também seu humor Coma mais frutas, vegetais e todos os tipos de grãos, e menos comidas ricas em gordura. Não tente substituir comida por tabaco. Em vez disso, ponha na boca um canudo ou palito. No início, os remédios que lhe ajudarão a parar de fumar também podem lhe auxiliar a evitar engordar.

E se eu voltar a fumar? Algumas pessoas param na primeira tentativa. Mas a maioria pára e volta muitas vezes antes de conseguir de fato. Se voltar a fumar, não desista. Cada vez que parar, mesmo que seja por pouco tempo, você está mais perto do seu objetivo. Lembre-se que ao parar de fumar você pode evitar sérios problemas de saúde e viver mais. Cada vez que você pára, aprende mais sobre o que ajuda a ter sucesso. Pense por que você voltou a fumar, e faça planos para dar tudo certo da próxima vez. Você vai conseguir! Aparência mais jovem e um corpo saudável

Quando você pára de fumar, ganha muitos benefícios físicos:
1. Volta a sentir o sabor das coisas
2. O olfato melhora
3. Sua voz pode melhorar, já que a irritação na garganta causada pelo cigarro é reduzida
4. Seu cabelo e sua respiração não vão mais ficar cheirando a fumaça
5. A respiração melhora profundamente
6. Você terá mais energia
7. Pessoas que fumam têm mais rugas e outros sinais de idade
8. Quem fuma tem quatro vezes mais chance de ter o cabelo branco de forma prematura
Homens que fumam têm uma probabilidade duas vezes maior de ficar careca

Prepare-se para parar
Quando você sente prazer em fumar, é difícil pensar em parar. Estar preparado pode ajudar. Antes de jogar o cigarro fora, prepare-se para uma vida sem nicotina.

Motivação.
O que poderia motivá-lo a parar de fumar? Pense nisso. Manter-se saudável é um bom motivo para os adolescentes pararem de fumar. Talvez você queira ter mais o controle de sua vida do que se sentir controlado pelo cigarro.

Riscos.
Quais os riscos associados ao fumo? Faça uma lista. Converse sobre isso com o seu médico. Você pode se preocupar com: Problemas de saúde. Você perde o fôlego quando sobe escadas? Seus sintomas de asma estão piorando? Você está tossindo muito?

Riscos à saúde de longo prazo.
Você teme um infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC)? E alguma doença pulmonar ou câncer? Riscos aos outros. Você teme que membros da sua família tenham câncer de pulmão ou doenças do coração? Você já pensou que seus filhos podem começar a fumar por conta do seu exemplo? Você está ciente que seu bebê pode ter morte precoce se você fuma? Talvez seus filhos tenham infecções de ouvido regularmente. Você está consciente que seus filhos possam vir a sofrer de asma?

Recompensas. O que você ganha em parar? Você pode:
* Ter uma aparência mais jovem e um corpo saudável
* Dê um bom exemplo aos outros, especialmente às crianças. Se você fuma, seu filho tem maior tendência a fumar. Se seu filho adolescente fuma, ele tem 1,5 vezes mais chances de parar de fumar se você der o exemplo
* Se seu filho nunca fumou durante a adolescência, há maior probabilidade de ele nunca começar a fumar no futuro
* Economize dinheiro abandonando as despesas com fumo.

Dificuldades
O que poderia fazê-lo voltar a fumar? Tentações podem ser eventos, lugares ou mesmo pessoas. Você tem o hábito de fumar depois do almoço ou durante o happy hour nas sextas-feiras? Você não pode evitar sempre esses perigos. Mas pode desenvolver uma estratégia para ajudá-lo.

Outras barreiras e possíveis soluções incluem: Abstinência de nicotina. Pessoas que fumam diariamente têm sintomas (como irritabilidade, insônia ou falta de concentração) quando tentam parar de fumar. Há medicações que podem ajudar a controlar esses sintomas. Começar um novo hobby e fazer exercícios também pode ser benéfico.

Tentativa fracassada. Se você não conseguiu parar anteriormente, não seja duro consigo mesmo. Estudos mostram que cada vez que você pára, fica mais forte e aprende mais sobre o que ajuda e atrapalha nesse processo. Muitas pessoas tentam parar muitas vezes antes que isso finalmente aconteça

Ganhar peso. Você pode engordar quando deixar de fumar. Não tente evitar isso adotando uma dieta rigorosa ao mesmo tempo. Isto tornará o processo ainda mais difícil. Em vez disso, mantenha-se ativo o que ajuda a queimar calorias. Muitos medicamentos que ajudam a parar de fumar também podem contribuir para evitar que você engorde até estar pronto para lidar com os quilos extras.

Depressão. Remédios e terapia podem ajudar a tratar depressão Falta de apoio da família ou amigos. Encontrar pessoas que valorizem seus esforços pode aumentar suas chances de parar.

Estresse. O estresse pode levar de volta ao fumo. Aprenda novas maneiras de tratar o estresse para vencer essa dificuldade.
Álcool. Ingerir bebida alcoólica pode aumentar sua vontade de fumar. Você pode tentar beber menos durante as três primeiras semanas sem o cigarro.
Morar com fumante. Se a pessoa decidisse parar também, seria mais fácil para você. Se essa opção não existe, converse com ela para não fumar perto de você. Sentir falta de hábitos ou rituais ligados ao fumo ou não ser capaz de evitar tentações que o levam a um cigarro ou cachimbo.
Uma estratégia que não funciona bem é substituir cigarros por charutos ou cachimbos como um primeiro passo para deixar de fumar. Passar a fumar um cigarro "light" também é outra estratégia errada. Esses cigarros "light" não são mais seguros que os cigarros tradicionais.

Adolescentes, especialmente garotas, temem engordar, não se dar bem em eventos sociais ou não ser capazes de contornar situações estressantes se pararem de fumar. Roupas da moda e mais disposição podem aumentar suas chances de se dar bem. Além disso, sentir-se bem fisicamente pode ajudar os adolescentes a lidar com o estresse de uma maneira mais saudável do que por meio do cigarro.

Repetição. Lembre-se sempre por que você quer parar de fumar. Faça uma lista de suas razões para parar e os benefícios futuros. Ponha essa lista na cabeceira da cama, na sua carteira, ou na geladeira. Dê uma olhada nela sempre que puder, durante o período de luta contra o cigarro. Adicione a qualquer momento alguma outra razão ou novo benefício, caso você lembre. Se você já tiver tentado parar antes, lembre-se que a maioria das pessoas tenta muitas vezes antes de conseguir pra valer. Não desista.

PUBLICIDADE
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.