Tosse seca é sinal de exposição a substâncias nocivas

Se vir acompanhada de sintomas como febre e dores musculares, é necessário buscar ajuda médica

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 22/10/2014

Dr. Alberto Santa Cruz Coimbra
Pneumologia - CRM 355511/RJ
especialista minha vida

A tosse é um sintoma muito comum e uma das principais causas de ida ao consultório médico, principalmente no que se refere aos pacientes pediátricos. É mais frequente em épocas em que o tempo frio ocorre, mas pode acontecer em qualquer época do ano.

PUBLICIDADE
A tosse seca pode também significar patologias mais sérias, sendo o primeiro sintoma de infecções respiratórias diversas como tuberculose, infecções por fungos, inalação e aspiração de pequenos objetos

Tosse seca pode ser definida como o tipo de tosse em que a produção e eliminação de secreção de via aérea é mínima ou nenhuma. É de predomínio noturno, de intensidade variável, e pode incomodar muito, tanto o paciente quanto os familiares. Compromete a qualidade de vida do paciente e mesmo o desempenho profissional. Com tosse é difícil manter uma conversa, rir ou andar mais rápido sem ter ou causar desconforto. Além disso, quando a tosse é intensa causa dores torácicas, rouquidão, dores de garganta e mal estar.

No entanto, na maior parte das vezes a tosse não é muito valorizada pelos pacientes ou familiares, uma vez que ?passa? em dois a três dias. Torna-se um problema a partir daí, quando é valorizada e gera a procura por auxílio médico.
Geralmente a tosse seca é resultado de exposição a substâncias nocivas no ambiente ou variações de temperatura do ar inalado. A exposição pode ser no ambiente doméstico, por exemplo quando fazemos uma bela arrumação de gavetas e armários e aspiramos poeira ou mofo, quando usamos produtos de limpeza de cheiro forte ou ocupacional, quando nos expomos no trabalho a variações bruscas de temperatura, quando trabalhamos em ambientes em que haja pó ou outro tipo de partículas (fuligem, serragem) no ar inalado.

A tosse seca pode também significar patologias mais sérias, sendo o primeiro sintoma de infecções respiratórias diversas como tuberculose, infecções por fungos, inalação e aspiração de pequenos objetos. Em várias ocasiões tivemos oportunidade de retirar pétalas de flores, sementes e até grampo de cantoneira de papelão em árvore respiratória de nossos pacientes. Em todos os casos, a tosse seca foi o sintoma causador da avaliação médica.

A propósito: a avaliação médica de tosse deve sempre ser cuidadosa e meticulosa. Tosse tem muitas origens. O tratamento da tosse engloba diversas abordagens, e é muito frequente confundir remédio para tosse com remédio para secreção ou catarro. Em caso de tosse seca, somente medicamentos de sedação de tosse devem ser utilizados. É um contrassenso utilizar medicamentos que dizem combater a tosse seca facilitando a expectoração, não parece?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Em suma, tosse seca tem múltiplas causas, é bastante incômoda, e representa quase sempre um problema que deve ser encarado como um sinal de que o pulmão reclama atenção. Se vier acompanhada de outros sinais ou sintomas como febre, obstrução nasal, dores musculares e emagrecimento sem causa aparente, ou se a tosse se mantiver por muito tempo, a consulta ao médico é imprescindível.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.