Médico canadense cria peixinho de ferro para combater anemia

Iniciativa conteve em 50% incidência do problema no Camboja

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 28/07/2016

Peixinho - Foto: Brightside
O peixinho pode ser reutilizado diariamente, é só lavá-lo, e só precisa ser trocado a cada cinco anos

Médicos canadenses se dedicaram a estudar uma forma de combater a anemia, principalmente em crianças. Eles desenvolveram um peixinho de ferro, apelidados de Lucky Iron Fish ("peixe de ferro da sorte", em tradução livre), que devem ser adicionados à água fervente por 10 minutos inteiros. Depois de retirados, essa água deve ser usada na preparação dos alimentos. Com isso, a comida fornecerá para toda família cerca de 75% das quantidades de ferro necessárias por dia.

PUBLICIDADE

A iniciativa liderada pelo Dr. Christopher Charles foi iniciada no Camboja, país asiático próximo ao Vietnã, onde já é usado por 2500 pessoas. Estudos feitos na região depois de nove meses de uso mostram uma redução de 50% nos índices de anemia e um aumento nos níveis de ferro das pessoas estudadas.

O peixinho pode ser reutilizado diariamente, é só lavá-lo, e só precisa ser trocado a cada cinco anos. Para melhorar o potencial de absorção do ferro, indica-se o acréscimo de limão ou outra fruta cítrica, já que a vitamina C ajuda no transporte o mineral no corpo.

O peixinho pode ser comprado no site oficial do Lucky Iron Fish (em inglês).

Peixe de ferro da sorte ajuda a reduzir anemia no Camboja
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A anemia é um problema de proporções mundiais, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. No entanto, a anemia ferropriva, causada pela deficiência de ferro, é a mais comum: estima-se que 90% das anemias ocorram por falta desse mineral.

Meninas-segurando-peixinho - Foto: Brightside
No Camboja, onde metade da população apresenta deficiência de ferro, o utensílio já está sendo usado por mais de 2500 pessoas
Peixinho-na-sopa - Foto: Brightside
A recomendação é colocar o peixe de ferro na água e deixá-la ferver por, pelo menos, 10 minutos
Peixinhos-na-mesa - Foto: Brightside
O peixinho pode ser comprado no site oficial do Lucky Iron Fish

Essa matéria é uma produção da Rede Vida Livre, plataforma digital criada pelos sites Minha Vida e Catraca Livre com o objetivo de divulgar histórias e projetos realizados dentro e fora do Brasil que possam inspirar e ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.