Qual a relação entre hemorroidas e sexo anal?

Tire suas dúvidas e veja os principais cuidados para ter sexo anal com segurança

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 23/09/2016

Dr. João Ricardo Duda
Coloproctologia - CRM 22961/PR
especialista minha vida

Hemorroidas são veias inchadas, inflamadas e doloridas na parte inferior do reto ou ânus, podendo estar apenas dentro do ânus ou externas, se projetando para fora da abertura anal.

PUBLICIDADE

Quem tem hemorroidas pode fazer sexo anal?

Sim, quem tem hemorroidas pode fazer sexo anal, porém, como qualquer pessoa, deve-se adotar medidas preventivas para que não se tenha intercorrências. Abordaremos a seguir.

Quando o indivíduo possui hemorroidas sintomáticas, antes de se praticar o sexo anal é preciso tratar o problema, uma vez que pode haver dor, inchaço ou sangramento - principalmente naqueles que possuem o esfíncter anal muito contraído, sem relaxamento. Há também um risco aumentado de doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que as microfissuras ocorrem facilmente quando as hemorroidas estão presentes.

Sempre é preciso usar preservativos quando se pratica sexo anal, mas quando se tem hemorroidas, portanto, ressalta-se esta necessidade.

Quem já teve o problema pode praticar sexo anal?

De maneira geral, quem já teve hemorroidas e fez o tratamento não tem contraindicação com relação à prática do sexo anal. A maioria dos pacientes que passaram por cirurgia para o problema terão maior facilidade na prática. Porém, quando a cirurgia implica em remoção exagerada de tecidos junto com as hemorroidas, pode haver estreitamento e dificuldade no relaxamento do ânus, dificultando a penetração.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Sexo anal facilita o aparecimento de hemorroidas?

Sim, o sexo anal pode facilitar o aparecimento de hemorroidas, mas não ocasioná-las. O maior fator gerador de hemorroidas é a hereditariedade, relações sexuais anais podem precipitar "crises" de hemorroidas, como trombose ou sangramento.

Principais cuidados quando se pratica sexo anal

  • Usar lubrificantes a base de água
  • Relaxar o esfíncter anal antes da penetração peniana, que pode ser possível com banhos de assento com água morna e /ou iniciar com estímulos, massageando a região anal
  • Deitar-se em com o abdômen para baixo pode facilitar a penetração
  • Buscar tratamento com o médico coloproctologista
  • Havendo sangramento, inchaço ou dor persistente, procure também o médico coloproctologista
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.