Sangramento gengival durante uso de fio dental: é necessário ir ao dentista?

Sangramento pelo uso do fio dental pode ser um sinal de alerta para a gengivite

POR COLGATE - PUBLICADO EM 24/02/2016

O sangramento da gengiva durante o uso do fio dental é motivo suficiente para ir ao dentista? Sangramento pelo uso do fio dental pode ser um sinal de alerta para a gengivite, o estágio inicial da doença periodontal. Se não tratada, a gengivite pode progredir para estágios mais avançados,como uma periodontite, que pode causar um dano permanente aos tecido de suporte do dente. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior a probabilidade de um tratamento bem-sucedido. As consultas regulares ao dentista podem contribuir para uma boa saúde periodontal.

PUBLICIDADE

Checkup bucal e a gengiva

As consultas de rotina podem ajudar a combater e a prevenir a doença periodontal. O dentista, primeiro irá examinar a boca para ver se há ou não gengivite ou alguma outra doença periodontal, para então planejar o tratamento, que normalmente inclui uma limpeza profissional e uma raspagem para remover a placa bacteriana e o tártaro.

A placa bacteriana é a principal causa da gengivite. As bactérias presentes na placa podem irritar e inflamar o tecido gengival, causando sensibilidade e inchaço. Eliminar a placa bacteriana por meio da escovação e uso diário do fio dental podem ajudar a tratar a gengivite. O dentista pode também fazer limpezas profissionais, além de, dependendo do caso, aumentar a frequência das consultas para um tratamento mais rápido.

Para uma proteção adicional da gengiva converse com o seu dentista sobre o uso de um creme dental que combata a placa bacteriana e a cárie aprovado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) como o Colgate® Total 12.

Caso a causa do sangramento seja uma periodontite, provavelmente o seu dentista realizará um procedimento chamado raspagem e alisamento radicular, em que ele remove o tártaro e a placa bacteriana acima e abaixo da margem gengival.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Causas alternativas de sangramento gengival

A gengivite não é a única causa para o sangramento gengival. A ausência do uso de fio dental ou o uso de antiplaquetários também podem causar gengivite. Se você começou a usar fio dental e notou algum sangramento, isso deverá se resolver em uma semana. Se estiver usando um novo medicamento e notar sangramento frequente durante o uso do fio dental, deverá conversar com seu médico. Algumas gestantes sofrem com a chamada gengivite gravídica; as alterações hormonais podem provocar aumento da placa resultando em inflamação da gengiva durante esse período. A escovação adequada e os hábitos de uso do fio dental, assim como uma consulta ao dentista durante a gravidez podem ajudar a combater a gengivite da gestação.

Consulte seu dentista se você perceber um sangramento na gengiva frequente ou se tiver alguma dúvida.

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2019 Colgate-Palmolive.