Hipoclorito de sódio: o que é e como usar o produto?

Componente deixa a água própria para consumo e mata larva do mosquito da dengue

POR JÉSSIE PANEGASSI - ATUALIZADO EM 26/09/2016

O hipoclorito de sódio tem diversas funções, desde lavar frutas e verduras, deixar a água própria para o consumo humano até matar as larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, Zika vírus, e chikungunya. "O hipoclorito de sódio é um sal com grande poder oxidante, usado como alvejante e desinfetante. Ele também é conhecido como água sanitária", diz Paulo Olzon, clínico geral e professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

PUBLICIDADE

Apesar do produto ter diversas utilidades e ser vendido em várias concentrações diferentes, ele pode ser prejudicial à saúde se usado em quantidades diferentes da recomendada. "O hipoclorito é corrosivo e pode causar queimaduras na pele e nos olhos, entre outros problemas", diz Érika Prates Cassiari, professora do curso de Biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo. Contudo, segundo a especialista, quando utilizado dentro das recomendações ele é bastante seguro e eficaz. Para aproveitar os benefícios do hipoclorito de sódio sem correr riscos, a especialista explica as indicações e recomendações a seguir:

Hipoclorito para desinfetar frutas, verduras e legumes

Alface submersa em solução com hipoclorito de sódio - Foto: GettyImages
Alface submersa em solução com hipoclorito de sódio

Um dos usos mais comuns do hipoclorito de sódio é para a higienização de frutas, verduras e legumes antes do consumo. Para este fim deve-se utilizar uma colher de sopa do produto na concentração de 2,0% ou 2,5% - ou duas colheres de hipoclorito na concentração de 1% - para cada litro de água. Os alimentos devem ficar imersos nesta solução por dez minutos e depois serem enxaguados com água filtrada.

Hipoclorito para deixar a água própria para consumo

Pode-se pingar de duas a quatro gotas de solução de hipoclorito com concentração entre 2,0% a 2,5% na água, deixar por 30 minutos em um recipiente fechado e depois utilizá-la para consumo. Não se deve ingerir esta água logo depois da adição do hipoclorito de sódio. Se for possível, é recomendado ferver a água antes deste procedimento.

Hipoclorito de sódio para limpezas de casa

Para realizar as limpezas comuns de casa, o mais utilizado é o hipoclorito de sódio (água sanitária) na concentração de 2,0% a 2,5%. Nestes casos, utilize as seguintes receitas para:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
  • Limpeza geral: A cada 5 litros de água adicione 1 copo (200 ml) de água sanitária e enxágue após 10 minutos
  • Limpar pias e banheiros: Utilize 1/2 copo (100 ml) do produto em 10 litros de água, deixe descansar por 1 hora e enxágue
  • Ralos e vasos sanitários: Utilize a água sanitária pura para tirar as manchas e após 10 minutos enxágue
  • Porcelanas, mármores, louças, vidros, cerâmicas e plásticos: A cada 1 litro de água, adicione 3 colheres de sopa (24 ml) e faça a limpeza normalmente, se possível, utilize luvas para evitar reações na pele

É importante ressaltar que não se pode misturar o hipoclorito de sódio com qualquer outro produto químico, uma vez que eles podem reagir e acarretar em algum problema de saúde, como crises respiratórias, para a pessoa que o está manuseando.

Hipoclorito de sódio para limpeza de cisternas e caixas d'água

A concentração utilizada de hipoclorito de sódio para limpar cisternas e caixas d'água é de 10% a 12%. O produto nesta concentração só é vendido em depósitos e lojas especializadas no geral. As caixas d'água, por exemplo, devem ser lavadas com água e sabão para remover a sujeira que fica retida, depois adicionar o hipoclorito diluído em água segundo a orientação do fabricante, deixar de molho por um período e depois enxaguar o produto. Não se deve deixa-lo na caixa d'água e enchê-la novamente, uma vez que a concentração do produto é muito forte e pode trazer complicações.

Hipoclorito para matar larvas do mosquito da dengue

Ilustração do mosquito Aedes aegypti - Foto: GettyImages
Ilustração do mosquito Aedes aegypti

É importante ressaltar que o hipoclorito de sódio não mata o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do Zika vírus, dengue e chikungunya. Ele, na verdade, mata as larvas do mosquito, antes que elas possam se desenvolver e acabem infectadas por uma dessas doenças, transmitindo-as para as pessoas. Para matar as larvas do mosquito da dengue se deve utilizar água sanitária na concentração de 2,0% a 2,5% de cloro ativo. A pessoa pode colocar, por exemplo, o produto puro no recipiente que está com as larvas, deixar ele agir por dez minutos e depois enxaguar. Contudo, usar o produto diluído em água e fazer o mesmo processo, terá o mesmo resultado que com a água sanitária pura.

Hipoclorito para alvejar ou tirar manchas das roupas

Para alvejar ou tirar manchas das roupas é utilizada uma concentração de 2,0% a 2,5% de hipoclorito de sódio, seguindo os seguintes procedimentos:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Mulher lavando roupa com hipoclorito de sódio - Foto: GettyImages
Mulher lavando roupa com hipoclorito de sódio
  • Tirar manchas: Em 5 litros de água dilua 1/2 copo (100 ml) da água sanitária, deixar a roupa de molho de 5 a 10 minutos e enxaguar bem
  • Lavar roupas: Para alvejar será necessário adicionar um copo (200 ml) da água sanitária em 20 litros de água, antes de começar a lavagem na máquina ou tranque e deixar de molho por 30 minutos

É importante ressaltar que quanto maior a quantidade de hipoclorito utilizada para menos litros de água para diluir o produto, menor será a vida útil da roupa.

Hipoclorito para tratar a água de piscina

Para ser eficiente para clorar piscinas, deve ser utilizada a concentração de hipoclorito de sódio de aproximadamente 30% - que só é vendido em locais especializados. Por ser algo que pode causar irritação em algumas pessoas, o uso de cloro nas piscinas está entrando em desuso. Contudo, se for utilizar o produto, é importante seguir as recomendações do fabricante para o tamanho (capacidade de litros) da piscina.

O que fazer em caso de uso excessivo?

Quando o hipoclorito de sódio é utilizado em concentrações maiores do que o recomendado, "por ser um produto irritante, ele pode até mesmo provocar uma dermatite química", diz o clínico geral Olzon. Por isso, recomenda-se lavar a pele imediatamente com água corrente e observar se existem sintomas como vermelhidão e coceira. Se eles estiverem presentes a pessoa deve ser encaminhada ao médico.

"Quando se ingere doses exageradas de hipoclorito de sódio, ele pode ocasionar ânsia de vômito, tosse e dificuldade para respirar, sendo necessário atendimento médico", orienta Erika.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.