Vacinação contra HPV: Ministério da Saúde realiza mobilização

Objetivo é imunizar meninas entre nove e 13 anos. A vacina irá reforçar as ações de prevenção do câncer do colo do útero e tem 98% de eficácia

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 30/03/2016

O Ministério da Saúde está realizando uma mobilização nacional para incentivar as meninas entre nove a 13 anos a se vacinarem contra o HPV. A meta é vacinar cerca de 1,7 milhões de meninas de todo pais.

PUBLICIDADE

A vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil salas de vacinação de todo pais. O objetivo é vacinar as meninas de nove anos e também incluir as de 10 a 13 anos que ainda não se vacinaram ou não completaram as duas doses necessárias para a efetiva imunização. As meninas poderão ser vacinadas também nas escolas públicas e particulares.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, a iniciativa é a melhor forma de alcançar altos índices de cobertura, essenciais para o Pais conseguir um impacto relevante em termos de saúde pública. "Isso irpa permitir que o Brasil tenha a chance de, nos próximos anos, ter uma geração de mulheres livre dos câncer de colo de útero".

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.