Ilusão de ótica: entenda como funciona e veja exemplos

Você pode até achar que está tendo alucinações, mas a ilusão de ótica é comum entre as pessoas

POR RAÍSA CAVALCANTE - ATUALIZADO EM 09/11/2018

Você já visualizou uma imagem e percebeu que ela mostrava muito mais do que parecia à primeira vista? O nome disso é ilusão de ótica - imagens que acabam enganando a nossa visão, dando a sensação de ilusão ao ver coisas, muitas vezes, como elas não são de fato. Ficou curioso sobre o assunto? Leia mais abaixo.

PUBLICIDADE

Como isso acontece?

De acordo com o oftalmologista Omar Assae, esse fenômeno é comum entre as pessoas, ou seja, a ilusão de ótica não indica alguma doença e também independe da visão ser boa ou não.

Na verdade, a ilusão de ótica não está ligada apenas aos olhos. A informação é absorvida quando a luz atinge a retina e viaja através do nervo óptico para, em seguida, o cérebro interpretar o que viu. Tudo isso acontece de forma muito rápida.

A ilusão de ótica é recente?

Em 1915, as pessoas já tinham interesse em entender melhor sobre a ilusão ótica. O cartunista W. E. Hill ficou bastante conhecido por suas obras que causam certo devaneio ao serem vistas. Uma de suas imagens muito conhecidas é uma figura que transmite duas impressões diferentes: uma garota olhando para longe ou a face de uma senhora idosa olhando para o chão. Veja abaixo!

Foto: Divulgação/Cartunista W. E. Hill
Você consegue ver a imagem de uma velha e uma moça?
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A internet é um lugar muito propício para encontrar imagens como essa. Então, provavelmente você já viu algo parecido por aí. Veja alguns exemplos a seguir!

Veja se você consegue enxergar o desenho dentro do círculo vermelho
Veja se você consegue enxergar o desenho dentro do círculo vermelho

Essa imagem causa muita polêmica. Isso porque somente algumas pessoas conseguem enxergar o desenho de um cavalo dentro do círculo vermelho. Alguns internautas afirmam ver o desenho completo, outros veem apenas partes e ainda há aqueles que não enxergam nada.

Muitas pessoas acreditam que essa imagem é um teste para saber se sua visão está boa ou não. Porém, não há provas científicas de que ela tem essa capacidade. A seguir veja como realmente é o desenho dentro do círculo:

Este é o desenho completo dentro do círculo vermelho
Este é o desenho completo dentro do círculo vermelho

Na próxima imagem, talvez você veja linhas tortas, mas elas estão completamente retas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Foto: Divulgação
As linhas estão retas e não tortas como parece

Já essa é capaz de deixar alguém tonto. Você consegue paralisar a imagem? Na verdade, ela já está parada mas você continua enxergando-a em movimento.

Foto: Divulgação
A imagem está parada e não se mexendo

Quantos pontos pretos você enxerga nessa imagem? Saiba que existem apenas pontos brancos e mesmo assim você vê alguns na cor preta.

Foto: Divulgação
Não tem nenhum ponto preto, são todos pontos brancos
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Lembra a história do vestido que cada um via de uma cor? Confira ela aqui.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.

Mais sobre