Homeopatia para enxaqueca leva em conta sintomas da crise

Esta medicina pode, sozinha, aliviar as dores causadas pelo quadro

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 13/04/2017

Dra. Isis Dulce Pezzuol
Pediatria - CRM 39546/SP
especialista minha vida

Enxaqueca é definida como cefaleia latejante, periódica, que se inicia na infância, adolescência ou início da vida adulta e continua nos anos subsequentes. Mas ela vai muito além da dor de cabeça em si, tendo um grupo de sintomas como:

PUBLICIDADE
  • Enjoo
  • Aversão à claridade
  • Hipersensibilidade a ruídos e odores
  • Tonturas
  • Alteração de humor
  • Distúrbios de concentração e de memória
  • Alterações de pressão
  • Diarreia.

Inclusive alguns pacientes podem observar aura, ou seja, confusão ou dificuldade visual, com ou sem as mosquinhas volantes.

A doença é muito comum e pede tratamento continuo, o que leva muitos pacientes já medicados ou que nunca foram ao médico buscarem a ajuda da homeopatia, buscando uma medicação mais natural.

Costumo receber dois tipos de pacientes:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
  • Aquele que vem medicado alopaticamente, está bem e equilibrado, mas não quer mais tomar alopatia para enxaqueca
  • Aquele que ainda não procurou outro médico. Nesses casos início com medicação homeopática, encaminho para avaliação com neurologista e sem outros agravantes vamos acompanhando até equilibrar.

Como a homeopatia pode ajudar quem tem enxaqueca

Quando o paciente chega se queixando de dores de cabeça constante, primeiro é preciso fazer um diagnóstico adequado, o qual inclui exames laboratoriais, exames de imagem como a ressonância, visita ao neurologista.

Isso por que podemos estar em frente a um tumor, ou a uma alteração vascular importante que tem a dor de cabeça como sintoma principal. A automedicação é desaconselhável, não fique tomando analgésicos por conta, divida ou entregue essa responsabilidade para seu médico.

Passo seguinte, então com exames normais, sem nenhum risco, você sai do consultório do neurologista com uma receita para enxaqueca. No entanto, nesses casos, é possível buscar um homeopata para ajudar no tratamento.

Em uma consulta homeopática, vamos fazer nossas perguntas habituais, começando por "o que aconteceu antes desse quadro começar?". Por vezes o início das doenças está relacionado a acontecimentos marcantes de vida, como a perda de ente querido, uma vexação, um momento importante de estresse, a primeira menstruação. Pergunta difícil quando o paciente nunca foi consultado por um homeopata e por vezes algumas respostas vem em consultas subsequentes, o paciente vai vasculhar suas memórias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Munidos então de muita paciência e receptividade vamos junto com o paciente tentar detalhar o máximo possível os seguintes detalhes:

  • Horário de início
  • Tempo de duração
  • Posição de melhora e de piora
  • Relação com alimentação e menstruação
  • Sintomas que acompanham (náuseas, vômitos, diarreia, queimação gástrica, etc).

Com isso em mãos, é possível ver dentro dos preceitos da homeopatia, qual o melhor medicamento para este caso.

Dá para tratar enxaqueca só com homeopatia?

Sim, é possível tratar enxaqueca somente com homeopatia e na pior das hipóteses vamos associar um analgésico habitual eventualmente.

Importante é não sofrer e lembrar que a frase "Homeopatia é boa mas demora" não é real. Por isso é importante que o médico escute com atenção e que o paciente conte o que precisamos saber. Uma das "regras" de uma consulta homeopática é permitir que o paciente fale, sem interromper, livremente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Enxaqueca não tem cura, porém o acompanhamento e tratamentos adequados melhora muito a qualidade de vida, que é o enfoque da homeopatia.

Trabalho realizado no Hospital do Servidor Público Municipal demonstra que o paciente tem diminuição de sintomas logo na primeira consulta.

Lembrar que no esquema de tratamento devemos incluir além da homeopatia, a mudança de alguns hábitos inclusive alimentares. Queijos amarelos, chocolate, embutidos e alguns molhos como o shoyu podem funcionar como desencadeantes de crise.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.