Remédios para candidíase: veja o que funciona

As famosas soluções caseiras que se disseminam rapidamente podem aliviar os sintomas, porém não tratam a doença

POR NATHAN CÂNDIDO - ATUALIZADO EM 17/10/2018

A candidíase é um tipo de infecção causada pelo fungo cândida que provoca coceira, dor e vermelhidão na região afetada, além de corrimento vaginal branco e espesso e dor durante as relações sexuais nos casos de candidíase vaginal.

PUBLICIDADE

A primeira forma de tentar controlar as crises é identificar fatores de predisposição e mudar os hábitos de vida como alimentação, sedentarismo, cuidados higiênicos e vestimentas.

Remédio caseiro para candidíase funciona?

O tratamento do fungo e por consequência de seus sintomas vulvares e vaginais é feito com antifúngicos orais (pode ser o fluconazol, itraconazol e cetoconazol) e cremes tópicos (locais), mas o melhor tratamento para o seu caso só poderá ser indicado pelo seu médico.

É importante entender também que as famosas soluções caseiras que se disseminam rapidamente no conhecimento popular podem aliviar os sintomas, porém não tratam a doença.

No tratamento caseiro, alguns tipos de substâncias podem aliviar os sintomas externos:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
  • Banhos de assento com chá de camomila (Chá bem forte e morno)
  • Bicarbonato de sódio (1 colher sopa em 1 litro de água morna)
  • Algumas substâncias encontradas em farmácias ? flogorosa e lucretin (1 envelope em 1 litro de água morna).

A violeta genciana a 1%, se aplicada pelo médico localmente na vagina, pode também melhorar os sintomas.

Mas, atenção, você deve procurar um ginecologista para verificar se você realmente está com candidíase e qual a melhor forma de tratar o seu caso.

Mitos do tratamento caseiro para candidíase

  • Feito à base de iogurte: Não existe comprovação científica de melhora dos sintomas da candidíase com o tratamento feito a base de iogurtes
  • Feito à base de limão: O fungo que causa a candidíase vulvo-vaginal tem predileção por um meio com acidez. Assim, um tratamento caseiro para candidíase a base de limão na verdade pioraria os sintomas
  • Feito à base de vinagre de maçã: O fungo que causa a candidíase vulvo-vaginal tem predileção por um meio com acidez. Assim, um tratamento caseiro para candidíase a base de vinagre na verdade pioraria os sintomas.

Medicamentos para candidíase

Os medicamentos mais usados para o tratamento de candidíase são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.