Menopausa engorda? Entenda como emagrecer nessa fase

Especialista ensina a prevenir este ganho de peso e explica por que ele acontece

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 19/10/2017

Dra. Andressa Heimbecher Soares
Endocrinologia e Metabologia - CRM 123579/SP
especialista minha vida

Decadência? Final da fase mais bonita da mulher? De jeito nenhum. A menopausa é uma fase de transição que consiste na parada da fabricação dos hormônios pelos ovários e, devido à esta mudança, algumas alterações serão sentidas no corpo da mulher. A mais óbvia é a parada da menstruação. No entanto outros sintomas também são percebidos, como pele mais seca, secura na vagina, alterações de humor, insônia... e em algumas mulheres, o ganho de peso.

PUBLICIDADE

Mas por que a mulher pode engordar durante a menopausa? Uma primeira explicação é que nem sempre é somente ganho de peso, mas sim um acúmulo maior de gordura na região do abdômen. Essa mudança de formato do corpo geralmente acontece alguns anos antes e pode se prolongar após o começo da menopausa.

Cientistas há muito tempo sabem que os baixos níveis de estrógeno na menopausa podem causar uma mudança no local de estoque de gordura no organismo feminino, que passa dos quadris e coxas para a região abdominal. A explicação, segundo estudos recentes, é que as células de gordura da região abdominal são de certa forma ativadas pela queda dos níveis de estrogênio, e estão passam a estocar mais gordura. Além disso, observou-se que a redução do estrogênio na menopausa leva a uma redução da capacidade do metabolismo em queimar calorias, a taxa metabólica basal.

Como emagrecer nessa fase?

Quando pensamos em tratar a menopausa e o ganho de peso que acontece nessa fase, é importante ter foco na paciente, a chamada avaliação individualizada. Antes de tudo é importante que a mulher se prepare anos antes para a chegada da menopausa. Exercícios de resistência, focados em ganho de massa muscular, são os melhores aliados para que o metabolismo da mulher continue na mesma taxa de funcionamento após o inicio da menopausa.

Para as mulheres que já estão em menopausa, é preciso focar nos hábitos de vida, corrigindo possíveis erros alimentares. Se necessário, a terapia de reposição hormonal para aliviar os sintomas dos primeiros anos da menopausa, principalmente os fogachos e as modificações do sono, pode ser indicada. A reposição hormonal ajuda a mulher com muitos sintomas a se sentir mais ativa e ter maior gasto de energia durante as atividades físicas. Além disso, sintomas da região genital como secura e coceira vaginais, dor durante o ato sexual, mudanças no funcionamento da bexiga como incontinência urinária também são aliviados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Decidir qual o tratamento mais adequado para cada paciente: este é o foco. Unir dieta, atividade física e o tratamento de reposição hormonal - quando indicado - podem trazer vários benefícios à qualidade de vida.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.