Varicocele pode aumentar chances de infarto?

Condição é encontrada em cerca de 25% dos homens e é o principal causador de infertilidade

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 30/08/2018

Dr. Danilo Galante Moreno
Urologia - CRM 119721/SP
especialista minha vida

A varicocele é uma dilatação que ocorre nas veias presentes dentro do escroto, a bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos. A condição é encontrada em cerca de 25% dos homens.

PUBLICIDADE

Embora muitos homens com varicocele não apresentem nenhum sintoma ou problema, ela é altamente associada a infertilidade. Na verdade, é a principal causa de infertilidade masculina, sendo tratada com correção cirúrgica.

Estudos já mostram que as veias dilatadas promovem aumento da temperatura dos testículos e produção de radicais livres, alterando qualidade e quantidade de espermatozoides.

Relação entre varicocele e infarto

A comunidade científica já sabe da relação entre níveis sanguíneos de testosterona e aumento da chance de eventos cardiovasculares (infarto e AVC). Pacientes com níveis de testosterona total abaixo ou acima da faixa de normalidade (que varia entre os laboratórios) têm mais riscos de sofrerem um problema cardíaco. Dessa forma, medidas para manter esse hormônio em níveis normais devem ser sempre tomadas.

A varicocele quando não tratada pode alterar inicialmente a fertilidade, mas também baixar progressivamente a produção de testosterona testicular, aumentando a chance de eventos cardiovasculares.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Um estudo recente realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, correlacionou de forma positiva pacientes com varicocele e doenças coronarianas. Apesar do objetivo do estudo "mostrar que varicocele aumenta chances de infarto", uma leitura mais precisa do artigo identifica que, na verdade, são os baixos níveis de testosterona que estão relacionados a eventos cardíacos.

Pacientes com varicocele, sem infertilidade e sem níveis alterados de testosterona têm a mesma chance de infarto que a população geral.

Desta forma, podemos concluir que a varicocele está associada a dor testicular e a infertilidade. Continua sendo a causa, potencialmente curável, mais comum de infertilidade masculina. Mas ela só aumenta as chances de eventos cardiovasculares em pacientes com níveis de testosterona abaixo dos níveis normais.

Ou seja, pacientes assintomáticos, férteis e com testosterona normal não precisam se preocupar com a doença, devendo apenas fazer acompanhamento anual com urologista.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.