Vacina da gripe: quem precisa tomar?

Veja qual a época ideal para tomar a vacina da gripe e porque devemos tomar!

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 25/10/2018

Dra. Sumire Sakabe
Infectologia - CRM 94070/SP
especialista minha vida

Pensando que a gripe é uma doença potencialmente grave, com risco de morte, em especial em crianças pequenas, idosos ou pessoas com doenças crônicas, ela é sim necessária.

PUBLICIDADE

No entanto, ela pode ser grave mesmo fora destas situações e, de todo modo, causa alguns dias de mal estar, absenteísmo no trabalho e nas atividades da vida. A vacina é eficaz e sem efeitos adversos importantes, podendo ser utilizada por todos, independente de doenças associadas.

Quando uma pessoa se vacina, fica protegido e protege as pessoas ao nosso redor. Infelizmente, a vacina não confere proteção permanente, sendo necessário revacinar a cada ano. Além disso, a cada ano, a composição da vacina muda conforme os vírus influenza (A e B) que circularam com maior frequência no período anterior.

Quando tomar a vacina da gripe?

A temporada da vacina começa no outono, para que estejamos protegidos quando o inverno chegar. É importante vacinar na época adequada, antes da grande circulação de vírus como no inverno.

A vacina é disponibilizada na rede do SUS para os grupos com maior risco de doença grave, que são: profissionais da saúde (aqui cabem cuidadores de idosos, babás), professores, profissionais do sistema prisional, crianças de 6 meses a 5 anos, adultos com mais de 60 anos, gestantes e mulheres com 45 dias após o parto do último filho, pessoas privadas de liberdade, povos indígenas, portadores de doenças crônicas cardíacas e respiratórias, diabéticos, pacientes com câncer, doenças sexualmente transmissíveis entre outras doenças que atingem o sistema imunológico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

No caso dos diabéticos e imunossuprimidos, só entrarão em prioridade aqueles que já são cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do SUS não precisam de pedido médico específico para a vacina da gripe, basta apresentar o cadastro no programa de controle de doença.

Pessoas fora dessas condições também podem receber a vacina, quando disponível. Isto quer dizer que, se você não tem nenhuma das condições acima, mas tem acesso à vacina na sua empresa ou na rede privada, por exemplo, também pode e deve receber a vacina da gripe a cada outono.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.