Extratos naturais que fazem a diferença na higiene bucal

Combinados com o flúor em cremes e géis dentais, eles melhoram a saúde dos dentes e gengiva

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 23/11/2018

Apesar de mais da metade da população não acatar a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de ir pelo menos uma vez por ano ao dentista, o brasileiro cuida bem de seus dentes. Segundo os dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, 89% das pessoas escovam os dentes no mínimo duas vezes ao dia e 53% fazem a higienização bucal completa, com escova, pasta e fio dental.

PUBLICIDADE

Esse esforço tem bons resultados graças aos avanços da tecnologia de produtos bucais: cremes e géis dentais têm suas formulações continuamente aperfeiçoadas, com a presença de flúor, essencial para a prevenção da cárie e o fortalecimento dos dentes, além de outros agentes que atuam na manutenção da saúde dos dentes, gengiva e de toda a cavidade bucal.

Dentre os auxiliares do flúor, hoje podemos destacar os extratos naturais. Cada vez mais pesquisados e cientificamente descobertos como poderosos aliados da saúde, eles têm espaço importante na higiene bucal.

O cirurgião-dentista Nefton Abrão, especialista em reabilitação oral e estética (CRO-SP 73650), e a dentista Rana Saleh (CRO-SP 90692) explicam as propriedades dos principais extratos naturais ligados à saúde bucal.

Coco

O óleo de coco age no combate às bactérias Streptococcus, uma das principais causadoras da cárie. Para ser eficaz, ele é tratado em laboratório com enzimas semelhantes às usadas na digestão e então acrescentado aos produtos bucais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Gengibre

Esta raiz tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que ajuda no combate à degradação dos tecidos. Assim, seu extrato é muito útil na prevenção da inflamação gengival e do mau hálito.

Eucalipto

Atua tanto no combate à cárie quanto no fortalecimento das gengivas, já que seu extrato possui ação antibacteriana.

Cítricos

Os extratos derivados de alimentos cítricos, como a laranja e o limão, têm participação importante na ação do colágeno, que protege as gengivas contra sangramentos e lesões.

Grapefruit

Seus extratos são bastante efetivos sobre as bactérias da saliva e atuam como complemento no controle do biofilme dental e de infecções bucais.

Equinácea

Uma das ervas mais tradicionais da medicina natural, atualmente ela é reconhecida no trabalho de revitalização e remineralização dos dentes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Maçã

As fibras desta fruta evitam a formação de placa bacteriana, que causa cáries e inflamações gengivais.

A importância do flúor e do trabalho científico sobre os extratos naturais

Mas atenção: os extratos naturais usados de forma isolada ou in natura não são indicados para promover uma higiene bucal adequada. Seu bom uso se dá com cremes e géis dentais desenvolvidos por laboratórios especializados, que os integram ao flúor e a outros elementos selecionados para melhorar a saúde bucal da população.

"O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário da desmineralização causada por alimentos ácidos que consumimos no dia a dia", afirma a dentista Rana Saleh. O cirurgião-dentista Nefton Abrão complementa: "Ele é classificado como o agente inibidor da cárie mais eficiente, seguro e econômico. Para a prevenção da cárie, portanto, é preciso haver a presença constante de flúor no meio bucal", conclui.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.