Sem tabu: aprenda a cuidar da higiene íntima da melhor forma

Cuidados com a higiene garantem mais conforto ao dia a dia

POR INFORME PUBLICITÁRIO - PUBLICADO EM 12/12/2018

Falar em saúde feminina é algo que abrange muitas discussões diferentes, que vão desde beleza e equilíbrio emocional até problemas cardiovasculares. Uma parte muito importante, porém, costuma ficar de fora dos debates acerca da saúde das mulheres: os cuidados com a região íntima. Por que esse tema ainda assusta tanta gente?

PUBLICIDADE

Apesar de alguns avanços, a região íntima feminina permanece cercada por tabus e desinformação. Muitas mulheres, por exemplo, ainda desconhecem a própria anatomia genital, por motivos variados. Vergonha, pudor, medo e desgosto são alguns sentimentos que alimentam esses tabus, como se o ato de cuidar da região íntima fosse algo errado.

Cuidar da higiene dessa parte do corpo, no entanto, é tão importante quanto cuidar de outras partes. Do mesmo jeito que precisamos nos lembrar de escovar os dentes, investir em uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, é fundamental adotar uma rotina de higiene íntima correta e regular. Esse hábito favorece o organismo como um todo.

Como cuidar da higiene íntima da melhor forma?

Além de adotar hábitos saudáveis, como manter a região ventilada, vestir tecidos de algodão e não compartilhar roupas íntimas, é interessante contar com um sabonete íntimo específico para esta parte do corpo. A lavagem apenas com água não garante que a região íntima seja devidamente higienizada, o que reforça a importância de um produto exclusivo.

Na hora do banho, por exemplo, a sugestão é o sabonete líquido Protex Íntimo, que é ginecologicamente testado e pode ser utilizado todos os dias, mesmo durante a gestação ou até no período menstrual. O sabonete pode ainda ser encontrado em outros formatos de embalagem, para que você tenha a liberdade de levá-lo para onde quiser.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A lavagem pode ser feita de duas a três vezes ao dia, conforme a necessidade. O ritual é bastante simples: basta despejar uma pequena quantidade na mão, fazer um pouco de espuma e aplicar na parte externa da vagina e entre as coxas. Em seguida, basta enxaguar abundantemente.

Essa limpeza diária, por si só, já traz grandes benefícios para a saúde íntima. Para complementar o cuidado, é necessário secar muito bem a região com uma toalha macia após o banho e evitar o uso de protetores diários, que deixam essa parte mais abafada e propensa à proliferação de micro-organismos e odores desagradáveis. Aproveite o frescor do sabonete íntimo e vista roupas arejadas.

Higiene íntima: um gesto de autocuidado

Superar os tabus que envolvem região íntima e sexualidade é um passo muito importante para a saúde íntima das mulheres. Isso porque só podemos descobrir que algo não vai bem com a região íntima quando a conhecemos o suficiente, para poder diferenciar o que normal do que não é, como secreções e odores estranhos.

Além disso, esse contato profundo com a própria intimidade não deixa de ser um gesto de autocuidado, tão necessário à saúde emocional feminina. Por isso, cuidar da região íntima não é só questão de saúde física, mas também emocional, uma vez que o hábito melhora a autoestima, traz mais segurança e garante bem-estar ao cotidiano.

Lembre-se que, além da limpeza com um sabonete líquido específico para a região íntima, como é o caso de Protex Íntimo, outros hábitos ajudam a manter a região íntima em equilíbrio. Evite usar roupas muito apertadas; não deixe a região vaginal abafada, com tecidos sintéticos e protetores diários; não utilize duchas internas; durma sem roupa íntima sempre que possível e, por fim, esteja sempre atenta às modificações da flora vaginal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.