Gosto salgado na boca e diabetes: complicações e remédios

Pessoas com diabetes podem perceber um gosto salgado, ruim ou azedo na boca ao se alimentarem

POR INFORME PUBLICITÁRIO - PUBLICADO EM 27/02/2019

Pessoas com diabetes podem sofrer de um distúrbio gustativo que provoca um sabor salgado, ruim ou azedo na boca. Outras complicações da diabetes que podem afetar o paladar incluem boca seca devido aos altos níveis de açúcar no sangue e neuropatia que afeta os nervos da boca. Sofredores de sabor salgado na boca diabetes podem estar em maior risco de doença gengival, cáries dentárias e outros problemas bucais.

PUBLICIDADE

Diabéticos e transtornos do paladar

Diabéticos podem ter um risco aumentado de distúrbios do paladar , de acordo com um artigo postado no Diabetes Self-Management por Amy Campbell, MS, RD, LDN, CDE. Um distúrbio do paladar é a disgeusia, que causa um gosto ruim, azedo ou salgado na boca. Além do mais, recentemente pessoas com diabetes tipo 2 muitas vezes experimentam problemas ao sabor de alimentos doces. Como resultado, o sabor do sal na comida pode ficar mais forte.

Boca seca

Também chamado xerostomia, boca seca é uma condição que muitos pacientes com diabetes sofrem devido a níveis elevados de açúcar no sangue e medicação para diabetes, observa a American Diabetes Association . A falta de saliva na boca pode afetar o paladar, assim como afetar a mastigação e a deglutição.

Complicações do sabor salgado na boca

Se você sofre de gosto salgado na boca de diabetes , você deve visitar seu dentista regularmente para exames. Boca seca pode estar fazendo com que sua boca fique salgada, o que significa que você tem um risco aumentado de cáries e doenças nas gengivas. A saliva lava as partículas de alimentos dos dentes e desencoraja o crescimento de bactérias que causam a cárie dentária. Consequentemente, os pacientes que sofrem de boca seca perdem alguns dos efeitos protetores da saliva.

Remédios para sabor salgado na boca para diabéticos

Medicamentos prescritos por um médico ajudam a controlar os sintomas do diabetes, mas quem sofre de distúrbios do paladar e da boca seca também pode melhorar seus sintomas com mudanças no estilo de vida e remédios caseiros. Evite fumar e respirar pela boca e enxaguar todos os dias com um enxaguatório bucal sem álcool, como o Colgate Total Mouthwash para a saúde da gengiva . Beba água regularmente ao longo do dia e substitua alimentos açucarados e salgados na sua dieta por vegetais e frutas, que são ricos em água. Você também pode mastigar chiclete sem açúcar ou chupar balas sem açúcar para estimular a boca e produzir saliva.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Se a sua boca provar regularmente ou constantemente salgada sem motivo, visite o seu médico para uma avaliação de cuidados de saúde. Distúrbios do paladar podem ser um sinal de diabetes, ou você pode ter outra condição. Quando você tem um diagnóstico, há muito o que você pode fazer para ajudar a fazer com que o sabor salgado desapareça.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.