Você precisa de terapia com aparelho oral?

Aparelhos sob medida podem ser a solução para apneia do sono e roncos

POR COLGATE - PUBLICADO EM 27/02/2019

Você está bocejando excessivamente durante o dia ou constantemente lutando contra a vontade de cochilar? Se esses sintomas parecerem familiares, você pode ser um dos 18 milhões de adultos que lutam contra problemas de sono como o ronco ou a apneia obstrutiva do sono (AOS), de acordo com a Fundação Nacional do Sono . A resposta para uma boa noite de sono e melhor qualidade de vida pode vir de um lugar surpreendente: a terapia com aparelhos orais.

PUBLICIDADE

Ronco

Enquanto os homens são os culpados usuais, as mulheres roncam também, especialmente durante a gravidez e após a menopausa. No entanto, outros fatores podem contribuir para o risco de uma pessoa roncar, diz a americano Academia de Medicina do Sono (AASM) , como a idade, congestão de um resfriado ou alergias, obesidade, beber álcool ou tomar antidepressivos. Perder peso, evitar álcool e dormir ao seu lado muitas vezes pode ajudar a resolver um problema de ronco.

Apneia obstrutiva do sono

Embora o ronco leve possa perturbar seu parceiro ou companheiro de quarto, provavelmente ele não interferirá na qualidade do seu sono. No entanto, o ronco pesado pode ser um sinal de um distúrbio do sono mais grave chamado apneia obstrutiva do sono (AOS), que faz com que você pare temporariamente de respirar enquanto dorme.

A AASM escreve que os sintomas da OSA incluem roncos frequentes e altos, geralmente acompanhados por sons ofegantes ou sufocantes e pausas na respiração. A insônia pode ser um sinal, mas a maioria dos sintomas da AOS é perceptível durante o dia, como sonolência, dores de cabeça matinais, concentração de problemas e perda de memória, além de geralmente se sentir irritada por falta de descanso.

Pessoas com hipertensão ou excesso de peso corporal sofrem mais frequentemente de AOS, e um tamanho de pescoço de 17 polegadas ou mais para homens e 16 polegadas ou mais para mulheres pode ser outro fator contribuinte. Os homens são mais propensos do que as mulheres, mas hereditariedade e características físicas , como mandíbula recuada e língua grande, amígdalas ou úvula também podem desempenhar um papel.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O que é terapia com aparelho oral?

Se o seu ronco está interrompendo o sono de todos os outros, ou se você tiver um caso de AOS, um aparelho oral removível usado à noite pode ser uma solução que mudará sua vida. Esses aparelhos são feitos sob medida e, embora haja mais de 100 variações de opções aprovadas pela FDA, observa a Academia Americana de Medicina do Sono Dental , seu dentista pode determinar qual é a melhor opção para você. Os pacientes muitas vezes gostam que eles são confortáveis, portáteis e convenientes para viajar e fácil de cuidar.

A American Sleep Apnea Association diz que a maioria dos aparelhos são dispositivos de reposicionamento mandibular que deslocam a mandíbula para a frente, mas também há aparelhos de retenção de língua. Ambos impedirão que sua língua bloqueie suas vias aéreas enquanto você estiver dormindo. O AASM observa que um aparelho pode causar salivação, boca seca e desconforto na mandíbula e mudanças na mordida. Seu dentista pode ajudar a gerenciar esses problemas, caso ocorram.

Começando

A terapia efetiva com aparelhos orais envolve o trabalho em equipe entre um médico especialista em medicina do sono, que fará estudos do sono para diagnosticar se você tem ou não um distúrbio do sono e um dentista especialmente treinado para fazer aparelhos para AOS.

Durante a primeira consulta odontológica, seu dentista discutirá os prós e contras e o custo do tratamento, avaliará suas vias aéreas, dentes, mandíbula e língua e tire um raio X da sua boca. Você terá impressões ocupado e modelos feitos de seus dentes para que um laboratório possa fabricar o aparelho.

Quando estiver pronto, seu dentista se ajustará ao seu dispositivo e fará os ajustes necessários para assegurar seu ajuste e eficácia confortáveis. Neste ponto, seu dentista e seu médico podem querer que você faça outro estudo do sono para confirmar se o tratamento está funcionando para você. Avaliações anuais com o seu dentista são importantes, assim como o seu compromisso de usar o aparelho todas as noites. Escovar o aparelho oral com creme dental pode ajudar a mantê-lo fresco.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Conseguir suficiente sono ininterrupto é fundamental para o seu bem-estar físico, mental e emocional. Não sofra desnecessariamente os efeitos do ronco ou da OSA. Converse com seu médico ou dentista sobre como a terapia com aparelhos orais pode ajudá-lo.

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2019 Colgate-Palmolive.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.