A importância de uma vida ativa e sociável na terceira idade

Vínculos afetivos e rotina de exercícios ajudam a conquistar um envelhecimento mais ativo e saudável

POR INFORME PUBLICITÁRIO - PUBLICADO EM 07/05/2019

O envelhecimento da população brasileira é um fato incontestável, para o qual todos devemos estar preparados. De acordo com o IBGE, a expectativa de vida no País chegou aos 76 anos de idade em 2017 - as mulheres ainda vão além, com uma expectativa de quase 80 anos. Por isso, refletir sobre o futuro é fundamental para planejar e conquistar uma terceira idade com mais qualidade de vida, movimento e saúde.

PUBLICIDADE

Ao contrário do que muitos pensam, envelhecimento não é sinônimo de marasmo e solidão. Trata-se, na verdade, de uma etapa da vida em que o convívio social e a atividade - física e intelectual - se tornam ainda mais importantes, responsáveis por trazer muitos benefícios ao organismo, de uma forma geral. Com as devidas adaptações, é totalmente possível usufruir das experiências que terceira idade traz, sem abrir mão de prazeres, hobbies e planos.

O primeiro passo, portanto, é saber em que hábitos investir - ou reforçar, no caso de familiares de idades avançadas - para tornar o dia a dia mais saudável, leve e seguro. Cuidados com a alimentação e check-ups regulares são cuidados frequentemente lembrados, mas não os únicos. Manter-se socialmente ativo e estimulado também são aspectos que merecem atenção e, principalmente, dedicação.

Interação social e exercícios: hábitos para investir

A terceira idade traz mudanças significativas. De repente, nos vemos frente a limitações que, no passado, não existiam. Para lidar com essas transformações, é preciso manter a mente aberta e positiva, com o mesmo senso de propósito da juventude. Se o idoso não consegue abraçar essa nova realidade, corre o risco de se isolar socialmente, o que pode comprometer suas capacidades físicas, emocionais e até intelectuais.

Atividades de lazer no Lar Sant'Ana trazem mais bem-estar
Atividades de lazer no Lar Sant'Ana trazem mais bem-estar
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Por isso, o convívio social é de extrema importância na terceira idade. A troca de experiências e o compartilhamento de emoções, por meio de atividades em grupo ou uma simples refeição com a família, trazem mais plenitude e bem-estar para o dia a dia de pessoas em idades avançadas, estimulando também habilidades cognitivas, como memória e atenção. Nem todas as famílias têm essa disponibilidade, no entanto.

Nestes casos, optar por um residencial sênior, como o Lar Sant'Ana, em São Paulo, é uma boa alternativa para idosos e seus familiares. O espaço conta com uma programação diversificada para os residentes, com o objetivo de promover a integração e o convívio social entre todos, aspectos que são fundamentais para o envelhecimento ativo. Dessa forma, os hóspedes podem desfrutar de momentos de lazer e ainda desenvolver a própria autonomia.

Além de afastar os riscos do isolamento e da depressão, o convívio social também estimula o interesse por atividades físicas, mesmo as mais simples. Os exercícios, nesta etapa da vida, são recomendados pois oferecem muitos benefícios simultaneamente, tais como: melhora do equilíbrio, manutenção das massas muscular e óssea, ganho de força, maior flexibilidade e menos dores articulares e musculares.

O Geros Center, um espaço exclusivo do Lar Sant'Ana, foi especialmente desenvolvido para este propósito. Nele, as atividades físicas podem ser praticadas pelos hóspedes com total tranquilidade e segurança, com o acompanhamento de profissionais especializados. Entre as modalidades oferecidas, estão ginástica, aulas de dança, artesanato, pilates, alongamento, coral, poesia, informática e muito mais.

Geros Center: espaço de atividades físicas exclusivo do Lar Sant'Ana
Geros Center: espaço de atividades físicas exclusivo do Lar Sant'Ana
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Cuidados complementares

Estimular independência e a autonomia de pessoas de idade avançada é uma forma de mantê-los no controle da própria vida, o que garante um envelhecimento mais saudável. Ainda assim, é importante investir em alguns cuidados para garantir a segurança do ambiente em que eles vivem, sem limitá-los. É o caso de adaptações simples nos espaços comuns e dormitórios, que evitam quedas e outros riscos.

O Lar Sant'Ana, por exemplo, dispõe de uma estrutura completa para receber os hóspedes. É possível escolher suítes do tipo luxo, americana, standard e superior, todas adaptadas para as necessidades de cada residente. Os espaços comuns, como restaurante, biblioteca, capela e sala de descanso também são adaptados com rampas, elevadores, corrimãos e barras. Para conhecer mais sobre esta iniciativa, clique aqui.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.