Por que homens estão passando pasta de dente no pênis?

Especialista explica se moda que viralizou na web realmente traz benefícios para quem deseja ter uma vida sexual melhor

POR TATIANE GONSALES - PUBLICADO EM 13/09/2019

Homens de todos os cantos do mundo estão aderindo a um truque inusitado para turbinar a vida sexual, que ganhou fama após um vídeo viralizar na internet: passar pasta de dente no pênis.

PUBLICIDADE

A tendência visa garantir uma ereção mais duradoura (de até 30 minutos) e o fim da ejaculação precoce, conforme é prometido em uma publicação que já ultrapassa 5 milhões de visualizações no YouTube.

Porém, essa atitude pode afetar a saúde do homem e também das pessoas com as quais ele se relaciona. Ou seja, além de ser prejudicial ao pênis de quem "utiliza" o método, é perigoso para a vagina e ânus. Entenda:

Ereção mais duradoura

Pioneiro em cirurgia de reconstrução peniana, o urologista Paulo Egydio afirma que não há nenhuma relação comprovada entre a aplicação da pasta de dente no pênis e uma ereção prolongada.

"A ereção é uma reação involuntária em resposta ao estímulo ou excitação sexual. O homem não pode ter uma ereção simplesmente porque quer; ou usar um produto tópico e a ereção acontecer", explica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Diante disso, ele aponta que o método mais poderoso e natural para uma ereção duradoura e plena é a erotização antes da relação sexual.

Fim da ejaculação precoce

O médico ressalta também que não existem estudos científicos que atestam os benefícios de pasta de dente para além da higiene bucal. Portanto, seu uso para dar fim à ejaculação precoce é falso.

Riscos ao homem

De acordo com o profissional, colocar pasta de dente no pênis pode provocar irritações na pele, na uretra e no tecido da glande, que é muito sensível.

Homens têm passado pasta de dente no pênis por promessa de ereção duradoura e fim da ejaculação precoce - Foto: Shutterstock
Homens têm passado pasta de dente no pênis por promessa de ereção duradoura e fim da ejaculação precoce

A química contida no creme dental pode, ainda, resultar em queimaduras, corrimentos e marcas permanentes no membro masculino.

Perigos na relação sexual

Além disso, a moda de aplicar pasta de dente no pênis não afeta somente o homem que realiza a atitude, mas também as pessoas com as quais ele se relaciona - sejam mulheres ou outros homens.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Afinal, o contato e o atrito durante o sexo pode causar os mesmos perigos de quem aplicou o creme dental. Ou seja, essa prática pode expor os parceiros a riscos.

Uso como lubrificante

Outra orientação do médico é que a pasta de dente nunca seja utilizada como lubrificante. Isso porque há substâncias abrasivas (que desgastam e causam atrito) em sua composição.

Dessa forma, a dica é utilizar produtos específicos para essa função, como produtos íntimos à base de água ou óleo, que são encontrados em farmácias, drogarias ou sex shops.

Causas da ejaculação precoce

Sobre uma das grandes promessas dessa moda, o urologista revela que um a cada três homens sofre com ejaculação precoce.

Entre os fatores mais frequentes estão a ansiedade e as curvaturas penianas. Isso porque pênis muito curvados têm maior atrito da glande com a área genital do parceiro ou parceira, o que estimula a ejaculação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O especialista em urologia ainda reforça que o orgasmo é uma sensação cerebral de prazer, enquanto a ejaculação é o momento em que o pênis libera o sêmen. "Um é reflexo do outro", acrescenta.

Como evitar a ejaculação precoce

Assim, é preciso que o homem identifique até que momento é possível aguentar o estímulo sexual sem ejacular. E para retardar a liberação do sêmen, não há segredo: é preciso segurar o orgasmo.

Stop and go

Como sugestão, Paulo aconselha a técnica "stop and go". Baseia-se em parar o atrito sexual ou mudar de posição quando estiver perto de atingir o orgasmo. Isso ajuda no controle do reflexo ejaculatório e, então, da ejaculação precoce.

Masturbação

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Outra dica é que o homem se masturbe com frequência. A masturbação permite maior conhecimento sobre o próprio corpo e controle do reflexo da ejaculação.

Preliminares

Antes da penetração, o ideal é que o homem estimule sua parceira ou parceiro com preliminares, para que aconteça uma lubrificação natural no corpo de ambos, ficando preparados para a hora H.

A lubrificação é muito importante para reduzir o atrito na glande e, assim, retardar a ejaculação. Por isso, lubrificantes também são aliados para quem tem ejaculação precoce.

Relaxe

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

De acordo com o urologista, estudos apontam que, após a penetração do homem, a média de tempo para a ejaculação é de 5 minutos. Porém, "não existe um tempo certo, cronometrado para ejacular, cada um tem seu tempo", diz.

Orientação médica

Não se automedique com remédios que prometem acabar com a ejaculação precoce. É necessário acompanhamento médico para que não haja efeitos colaterais - e que podem prejudicar o homem física e psicologicamente.

Assim como as mulheres vão sempre ao ginecologista, os homens também devem consultar regularmente o urologista.

"O urologista certamente vai orientá-lo a conhecer melhor e cuidar do 'seu melhor amigo', além de indicar medicamentos adequados [se necessário]", aconselha o médico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Como ter ereções mais duradouras

O médico Paulo Egydio explica que a dificuldade de ter (ou manter) uma ereção até ejacular é comum entre os homens. E geralmente está associada a alguma causa psicológica, como nervosismo, ansiedade e insegurança.

Por isso, misture seu estado de equilíbrio com uma boa dose de erotização. Esta é a chave para quem deseja uma ereção mais duradoura.

Entretanto, há casos em que outras razões, como doenças, estão envolvidas. "Mas o fator emocional está sempre junto com o físico", acrescenta.

Como melhorar o desempenho sexual

O especialista em urologia e andrologia afirma ainda que atividades físicas são ótimas para homens que querem melhorar seu desempenho na cama. Afinal, os exercícios aumentam o fôlego e melhoram a resistência, a circulação sanguínea, o foco e, principalmente, a autoestima.

Drible a dificuldade de ereção

Descubra o alimento que é mais eficaz que viagra

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Veja como tornar remédios para ereção mais eficazes

Confira 6 cuidados para evitar a dificuldade de ereção

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.