Cuidados e dicas para o primeiro banho do bebê

Usar produtos específicos para recém-nascidos é uma delas; veja outras dicas importantes

POR INFORME PUBLICITÁRIO - PUBLICADO EM 18/09/2019

Muitas vezes, o primeiro banho do bebê acontece na maternidade. E então, quando chega o momento do primeiro banho real, em casa, a situação pode assustar um pouquinho as mamães e os papais de primeira viagem.

PUBLICIDADE

Mais do que pensar em jeito certo ou errado de dar o banho, é fundamental lembrar que este momento é uma oportunidade para criar uma conexão ainda maior e mais especial com o bebê, independentemente de quem fica responsável pela tarefa.

Quando é chegada a hora do banho, vale ter em mente alguns cuidados básicos que ajudam a evitar problemas. Pai e mãe devem estar com unhas curtas e retirar anéis, pulseiras e relógios, para não machucar a pele sensível da criança.

Com a ajuda de Baby Dove, separamos outras dicas que podem facilitar o banho do bebê e tornar esse momento ainda mais especial. Veja abaixo:

Use produtos específicos

Para manter a pele do pequeno hidratada, macia e saudável, a principal indicação é optar por produtos específicos para bebês, como a nova linha Hidratação Glicerinada de Baby Dove, que tem três vezes mais glicerina comparado com os principais concorrentes do segmento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A marca desenvolveu sabonete líquido da cabeça aos pés, shampoo e condicionador hipoalergênicos, que não irritam os olhos do bebê e podem ser usados mesmo em recém-nascidos. Além disso, a linha Glicerinada tem pH neutro e nutrientes naturalmente encontrados na pele do bebê, garantindo uma pele saudável.

Confira a temperatura da água

A temperatura da água também pode ser uma dúvida das mães. Para o banho, ela não deve estar muito quente, uma vez que a pele do bebê é sensível e pode ressecar. Já a água fria prejudica o sistema imunológico da criança e a deixa desconfortável.

Sendo assim, o ideal é manter a água morna, em torno dos 36ºC graus. Para sentir melhor a temperatura, os pais podem colocar o cotovelo ou o antebraço na água por serem partes com pele mais fina. Outra alternativa é ver o se a pele do bebê fica avermelhada ao entrar no banho - isso indica que a água está muito quente.

Separe os acessórios com antecedência

A banheira é o primeiro item do banho do bebê. Ela deve ser posicionada em uma altura de modo a garantir que a mãe e o pai tenham um controle maior para segurar o bebê. Uma dica é deixar o braço esquerdo como apoio e usar a mão direita para fazer a higienização do pequeno.

Além disso, a toalha - que deve ser, preferencialmente, de algodão -, sabonete líquido, shampoo, condicionador, pomada para prevenção de assaduras e fralda precisam estar próximos aos pais e à banheira, para facilitar o momento do banho.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Dê o banho sem pressa

Tanto no primeiro "banho real", após a saída da maternidade, como nos demais, tente reservar um tempo especial para o banho. Fazer esse planejamento melhora a rotina da família porque acaba afetando outros momentos de cuidado com o bebê, como a amamentação.

É neste momento tão importante que você poderá se conectar com o pequeno e higienizar a pele dele com calma e carinho, fazendo movimentos leves, sem esquecer limpar as dobrinhas das pernas, braços, pescoço e região íntima.

Prepare o ambiente

Após finalizar o banho, você precisará de um lugar para fazer a troca de roupa do pequeno. É importante escolher um ambiente tranquilo e aquecido para não ter choque térmico e acalmar o bebê, caso ele esteja desconfortável após o banho. Ah, deixe também a roupinha que ele irá utilizar já separada e ao alcance do trocador.

Pronto, bebê limpinho, cheiroso e hidratado! Lembre-se de que o jeito certo de dar banho é o seu. Aproveite cada instante ao lado do pequeno, sem culpa e sem medo.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.