O cabelo do meu bebê está caindo! É normal?

Após o parto, o cabelo do bebê pode cair e nascer com cor e textura diferentes

POR INFORME PUBLICITÁRIO - PUBLICADO EM 30/09/2019

Quando o bebê nasce, os pais logo se apaixonam por suas características. As mãozinhas pequenas, os olhos curiosos, os primeiros fios de cabelo e muitos outros detalhes. Alguns até se espantam com a quantidade de cabelo que um bebê pode vir ao mundo. E é justamente por isso que tantos pais e mães ficam intrigados - e preocupados - quando notam que o cabelo do bebê está caindo. E agora?

PUBLICIDADE

Antes de mais nada, é muito importante manter a calma ao ver que o bebê está ficando carequinha novamente. Isso não é motivo de preocupação, acredite. O cabelo dos bebês, assim como o de adultos, respeita um ciclo de vida, que compreende nascimento, crescimento e queda. Todo esse processo começa enquanto o bebê ainda está no útero, mergulhado no líquido amniótico.

Por isso, saiba que todo aquele cabelinho com que o bebê veio ao mundo irá, eventualmente, cair. Após o parto, há uma queda na concentração de hormônios sexuais no bebê, provenientes da mãe. Este é o principal fator hormonal que explica a perda dos fios nos bebês - e, às vezes, até na mamãe. O tempo para todo o cabelinho cair e renascer costuma ficar em torno de 6 meses.

Outra situação comum é quando o bebê começa a apresentar falhas no couro cabeludo, que também não representam nada grave. Elas surgem, principalmente, devido ao fato de o bebê sempre dormir na mesma posição, ou por virar a cabeça para o mesmo lado todas as noites. Conforme ele aprende a se sentar e movimentar por conta própria, essas falhas vão desaparecendo.

E prepare-se também para notar uma mudança curiosa no cabelo do seu pequeno. É possível que, após a queda dos primeiros fios, nasçam outros bem diferentes. É normal que um bebê loirinho fique com os cabelos mais escuros, bem como apresente outras mudanças. Além da cor, a textura dos fios também pode mudar: de cacheado para liso e vice-versa. Novamente, não é motivo para se preocupar!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Só vale ficar de olho caso perceba uma queda persistente após os seis primeiros meses de vida do bebê. Embora alguns bebês tenham um crescimento capilar mais lento, a perda dos fios pode estar relacionada a alguma deficiência nutricional. Não deixe de conversar com o seu pediatra caso perceba alguma alteração importante, ok?

Tem que lavar o cabelo do bebê todos os dias?

Não é porque o cabelo do bebê está caindo que vale dispensar cuidados com a limpeza dos fios. Na hora do banho, vale investir em produtinhos específicos para a pele e cabelos dos bebês, com ativos hidratantes e suaves. Usar um sabonete em barra comum na cabeça do pequeno não é uma boa ideia: o produto pode ser muito agressivo para essa região e prejudicar o couro cabeludo.

Uma sugestão é a nova dupla Shampoo & Condicionador Hidratação Glicerinada, de Baby Dove. Os produtos têm pH neutro e fórmula suave, sendo ideal até mesmo para o primeiro banho do recém-nascido. Você pode lavar a cabecinha do bebê uma vez ao dia, pela manhã, para dar tempo de o cabelo secar naturalmente ao longo do dia.

A glicerina, por sinal, é um excelente ingrediente para cuidar da pele e dos cabelos do bebê, de forma geral: para começar, ela ajuda a manter a pele mais hidratada e protegida, uma vez que têm o poder de reter partículas de água. Nos cabelos, a glicerina ainda cria uma película protetora nos fios, preservando a integridade da massa capilar.

Por isso, ao longo desse processo, não se preocupe: continue aproveitando a hora do banho para aumentar os laços entre você e seu bebê. Em breve, um novo cabelo irá nascer, com força e saúde.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.