Descarte diário ou troca programada? Descubra qual a melhor lente de contato para você

A escolha da lente de contato deve levar em consideração a necessidade, estilo de vida e rotina de adaptação

POR INFORME PUBLICITÁRIO - PUBLICADO EM 10/01/2020

Por muito tempo a correção dos erros refrativos era pensada apenas com o uso de óculos de grau, mas, atualmente, as lentes de contato podem garantir, além da correção, mais conforto e praticidade durante a realização de diversas atividades do dia a dia, principalmente quando o assunto é a prática de esportes.

PUBLICIDADE

Hoje em dia existem diferentes modelos e materiais de lentes para diversos tipos de erros refrativos. Porém, é importante lembrar que elas devem ser escolhidas de acordo com a sua necessidade, estilo de vida e, claro, em conjunto com o oftalmologista.

Tipos de lente de contato

Os tipos de lentes existentes no mercado podem ser classificados de acordo com o material (gelatinosa ou rígida), formato e indicação de uso. As lentes do tipo gelatinosas esféricas, por exemplo, são usadas para a correção de miopia ou hipermetropia isoladamente.

Já as tóricas são indicadas para a correção de qualquer um dos erros refrativos mencionados acima, incluindo o astigmatismo. Além dessas, existem as lentes multifocais, que são recomendadas para a correção da presbiopia.

As lentes de contato gelatinosas têm a vantagem de serem substituídas antes de uma possível deterioração, o que reduz significativamente o risco de complicações e aumenta o conforto do usuário por serem mais hidratadas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Essas lentes ainda são divididas em dois grupos, baseados no tipo de descarte: as de descarte diário e as de troca planejada.

Descarte diário: entenda como funciona

As lentes de descarte diário devem ser usadas uma única vez e em seguida, descartadas. Elas são indicadas para todos os usuários de lentes como uma das formas mais saudáveis de descarte das lentes, mas pessoas que fazem uso ocasional das mesmas e tem um estilo de vida muito ativo, elas se tornam mais práticas.

Elas podem ser uma opção em situações específicas como, por exemplo, durante a prática de esportes para quem, geralmente, faz uso de óculos ou por quem tem uma rotina atarefada e não poderia higienizá-las todos os dias.

A Acuvue, referência em lentes de contato, conta com um portfólio extenso de opções, que incluem as lentes de descarte diário para pacientes que sofrem com erros refratários. As lentes Acuvue OASYS® 1-Day com HydraLuxe?, por exemplo, são indicadas para correção de miopia e de hipermetropia e são desenvolvidas com a tecnologia HydraLuxe? para ajudar a manter seus olhos hidratados.

Já as lentes 1-DAY Acuvue MOIST® com LACREON®, tecnologia que ajuda a manter o filme lacrimal estável, também corrigem a miopia e a hipermetropia e são indicadas para pessoas com olhos sensíveis.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

De modo geral, as vantagens das lentes de descarte diário incluem:

  • Praticidade
  • Versatilidade
  • Menos irritação para olhos sensíveis
  • Correção de erros refrativos.

O que são as lentes de troca programada?

As lentes de troca programada podem ser substituídas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, de acordo com as instruções de cada modelo. Elas são indicadas para pessoas que têm o hábito de usar lentes de contato sempre e estão acostumadas com a rotina de cuidados necessários para manter a segurança e higiene durante um maior período de tempo.

Além da rotina de limpeza, é importante guardar o primeiro dia de uso das lentes de troca programada, para que o prazo de validade seja respeitado. Uma dica para este caso é anotar no calendário do próprio celular e colocar um alarme para lembrá-lo.

A Acuvue também conta com lentes de troca programada, que variam o período de descarte de duas semanas a um mês. No caso da ACUVUE OASYS® com HYDRACLEAR® PLUS, a recomendação se dá para a correção de miopia e hipermetropia. Graças a tecnologia, as lentes mantêm a estabilidade da lágrima diminuindo a sensação de olhos secos e cansados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Além de ser pensada de modo para atenuar a sensação de olhos secos, as lentes Share Acuvue OASYS® para ASTIGMATISMO com HYDRACLEAR® PLUS têm o desenho de estabilização acelerada que interage com as pálpebras durante o piscar mantendo-a na posição correta.


Os benefícios das lentes programadas, portanto, são:

  • Mais durabilidade
  • Economia
  • Correção de erros refrativos
  • Mais tempo de adaptação.

É importante destacar que não há um tipo de lente de contato melhor do que o outro e sim aquele que será mais indicado para o seu caso. Para escolher sua lente de contato, lembre-se que a ajuda do oftalmologista é indispensável e que você deve considerar fatores como sua rotina, cuidados, potencial irritabilidade, tempo de uso, além do conforto.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.