Como se transmite coronavírus: 4 situações para ter atenção

Prevenir-se da infecção pela COVID-19 ajuda a diminuir a propagação do vírus

POR PAULA SANTOS - PUBLICADO EM 24/03/2020

Com o número de infectados pelo novo coronavírus chegando a mais de 1.600 no Brasil, a preocupação em diminuir a propagação da doença tem aumentado a cada dia. A fim de conter o avanço do vírus, diversas medidas de prevenção estão sendo tomadas pelo governo.

PUBLICIDADE

Além de seguir a recomendação de distanciamento social, saber quais são os possíveis meios de transmissão da COVID-19 é um processo essencial para que a população possa se proteger da contaminação. Veja quatro situações que merecem atenção:

Como o coronavírus é transmitido

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode ocorrer de diferentes formas, sendo as principais delas:

  • Contato físico próximo: é possível afirmar que a transmissão acontece a partir do contato próximo com pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação. O vírus se aloja nas gotículas de saliva, que são expelidas facilmente durante uma conversa, por exemplo.
  • Contágio pelas mãos: o vírus também pode se alojar nas mãos, podendo penetrar no organismo quando a pessoa consome um alimento antes de lavar as mãos com água e sabão, por exemplo.
  • Tocar o rosto: ao tocar a região do nariz, olhos e boca com as mãos sujas, o vírus pode se alojar na região facial, se espalhando pelo corpo logo em seguida e contaminando a pessoa.
  • Espirros e tosses: Tossir ou espirrar sem cobrir a boca e o nariz pode transmitir o vírus através das gotículas de saliva e outras secreções expelidas, que entram em contato com pessoas que estão próximas.

O Ministério da Saúde indica que o novo coronavírus tem um período de incubação de, em média, 5 dias - tempo que o corpo leva para demonstrar os primeiros sintomas. Logo, a demora em apresentar esses sinais pode elevar os riscos de contaminação, já que muitas pessoas podem não saber que estão contaminadas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Novo coronavírus pode ser transmitido pelo sexo?

Ainda não existem estudos que indiquem que a transmissão do novo coronavírus possa acontecer através do ato sexual. Entretanto, como o contato físico é um dos maiores meios de contaminação, é possível se infectar com o vírus apenas por se aproximar de outra pessoa, tornando o sexo um fator de risco por si só.

Veja também

Coronavírus: o que é, sintomas, tratamento e prevenção

Novo coronavírus: mitos e verdades sobre a doença Covid-19

Gripe x coronavírus: saiba as diferenças e como se prevenir

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.