Coronavírus tem cura? O que dizem os especialistas

Até o momento, a COVID-19, doença causa pelo novo coronavírus, vem sendo tratada com medicamentos alternativos

POR CLOVIS FILHO - PUBLICADO EM 24/03/2020

Só no Brasil, foram registrados em um mês mais de 1.600 casos da COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Nesse cenário, é de se imaginar que a busca por tratamentos e respostas ganhe cada vez mais intensidade. No entanto, ainda não existe uma cura exata para essa condição, como explica a infectologista Raquel Marriek.

PUBLICIDADE

Por enquanto, os tratamentos para coronavírus com medicamentos alternativos demonstraram resultados favoráveis. Porém, Raquel denota que já foram realizados estudos na China pontuando que pacientes considerados não mais enfermos voltaram a apresentar resultado positivo para a presença do vírus em testes.

O que ainda não ficou evidente foi se a reincidência da infecção viral foi provocada por uma nova cepa do vírus ou pelo fortalecimento da mesma cepa, decorrente de uma eventual queda da imunidade nesses indivíduos doentes.

Tratamento de COVID-19

Alguns medicamentos vêm sendo administrados numa tentativa de combater a COVID-19. Há relatos de algumas pesquisa que chegaram a indicar a hidroxicloroquina como um possível aliado na luta contra o novo coronavírus. No entanto, um relatório do Hospital Sírio Libanês indica que a eficácia dessa substância ainda precisa ser melhor estudada.

Como apontado pelo Ministério da Saúde, o que pode ser feito até o momento é o controle dos sintomas da doença com antitérmicos, analgésicos e umidificadores. Para melhor orientação e possível administração de medicamentos, é de extrema importância procurar auxílio médico, para a confirmação do diagnóstico definitivo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A melhor forma de evitar a doença é, portanto, através da prevenção, com cuidados de higiene pessoal e isolamento social. Os grupos de risco também precisam ser especialmente cautelosos, uma vez que podem ter o sistema imunológico mais debilitado, favorecendo quadros de infecção viral, como o novo coronavírus.

Cuidados contra o coronavírus

Coronavírus sem pânico: 6 dicas para não pirar com a doença

Idosos merecem atenção com novo coronavírus: veja cuidados

Novo coronavírus: mitos e verdades sobre a COVID-19

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.