Coronavírus, SARS-CoV-2, COVID-19: saiba o que é cada termo

COVID-19 e coronavírus não são a mesma coisa; entenda o que significam os termos relacionados à pandemia do novo coronavírus.

POR CLOVIS FILHO - PUBLICADO EM 27/03/2020

Depois de declarada a pandemia, os termos associados ao novo coronavírus ganharam destaque no cotidiano das pessoas. No entanto, nem sempre está claro para todos o significado de cada uma dessas palavras ou mesmo a diferenciação entre elas.

PUBLICIDADE

Com isso em mente, o Minha Vida elaborou um "glossário" de expressões relacionadas à nova infecção viral para te deixar bem informado(a) sobre o assunto. Confira a lista a seguir e continue se protegendo contra o vírus:

Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Atualmente, seu nome está sendo associado à pandemia de um novo coronavírus, chamado pelas autoridades de SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19.

Alguns tipos conhecidos de coronavírus estão relacionados à doenças respiratórias leves e moderadas. Porém, outras cepas do vírus podem causar quadros mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002; e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

SARS-CoV-2

SARS-CoV-2 é o nome oficial dado ao novo coronavírus, que significa "severe acute respiratory syndrome coronavirus 2" (síndrome respiratória aguda grave de coronavírus 2). Ele recebeu essa nomenclatura por possuir grande semelhança com o vírus SARS-CoV, agente causador da epidemia de SARS, em 2002.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

COVID-19

Tem se tornado comum a concepção errada de que COVID-19 representa o nome científico do novo coronavírus. Na realidade, o termo se refere ao quadro de infecção viral (doença) provocado pelo SARS-CoV-2.

COVID-19 quer dizer "coronavirus disease 2019" (doença do coronavírus 2019, em inglês), uma forma encontrada para se referir à condição sintomática de forma simplificada.

Isolamento

Isolamento é uma ação voluntária que visa evitar a propagação de uma doença. Essa medida é tomada, no caso do coronavírus, por pessoas infectadas com COVID-19 ou indivíduos com suspeita da doença. Essa ação costuma durar cerca de 14 dias, com o período podendo ser encurtado ou prolongado pelos médicos, de acordo com a progressão do quadro.

Quarentena

A quarentena é uma medida restritiva oficial, que busca limitar o trânsito de pessoas como forma de contenção da transmissão do vírus. Diferente do isolamento, a quarentena tem força legal e pode estar sujeita a multas e punições quando não obedecida.

No caso do novo coronavírus, essa medida chegou a ser decretada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais.

Grupo de risco

Um grupo de risco se refere ao grupo de pessoas que correm maior risco de vida ao contraírem uma doença. No caso do novo coronavírus, os indivíduos que se mostraram mais vulneráveis à doença foram:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
  • Idosos
  • Pessoas com doenças respiratórias prévias (asma e bronquite, por exemplo)
  • Fumantes
  • Diabéticos
  • Hipertensos
  • Pacientes com HIV
  • Imunodeprimidos

Epidemia

Quando uma doença apresenta um alarmante número de casos em várias regiões, geralmente estados ou cidades de um país específico, ela pode ser declarada como epidemia pelas entidades de saúde.

Pandemia

Geralmente, as organizações mundiais declaram pandemia quando o número de casos de uma doença aumenta de forma descontrolada não apenas em uma região, mas em diversos países, sendo considerada uma emergência global.

Hidroxicloroquina e cloroquina

A hidroxicloroquina e cloroquina são dois ativos presentes em medicamentos utilizados no tratamento da malária. A sua efetividade contra a COVID-19 ainda é controversa e está sendo testada, mas já vem apresentando resultados positivos. No Brasil, esses remédios foram liberados para tratar pacientes em quadros graves da doença.

Por dentro do coronavírus

Descubra 15 maneiras de se proteger contra o coronavírus

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Como se transmite coronavírus: 4 situações para ter atenção

5 sintomas que NÃO são de coronavírus

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.