Fim das micoses

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 17/03/2006

Praia, clube ou piscina. O sol de verão proporciona um clima agradável para estes tipos de passeios. Por outro lado, também é a época mais propícia para o desenvolvimento de micoses (infecções causadas por fungos). Não é à toa que é comum vermos manchas brancas pelo corpo com o fim da estação. "Os fungos se proliferam melhor em ambientes quentes e úmidos, razão pela qual tendem a aumentar nesta época", explica a dermatologista Flávia Addor.


Segundo ela, as micoses cutâneas mais freqüentes no verão são encontradas nos pés, axilas e virilha. Geralmente aparecem como manchas vermelhas, bolhas e descamação. Porém, um tipo de micose muitocomum surge no tronco superior, pescoço e rosto. É chamada popularmente de "micose de praia" ( Ptiríase versicolor ) e caracteriza-se por manchas claras na pele. Flávia esclarece que isso acontece porque a pele contaminada produz essa alteração quando exposta ao sol.

Apesar de simples, o tratamento deve ser receitado apenas por dermatologistas. Cecília Machado, dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, alerta para o perigo de auto-medicação, ou ainda, para a procura de tratamentos indicados por profissionais não habilitados. "O uso de medicamentos inadequados pode agravar as infecções, além do risco de se pagar por um tratamento com possíveis efeitos colaterais e que não levam ao resultado desejado", diz a médica.

A medicação pode ser de uso oral ou local, dependendo do tipo e da gravidade da infecção. "Na maioria das vezes, é utilizada medicação tópica, que deve ser mantida pelo tempo recomendado pelo dermatologista, usualmente de três a quatro semanas", explica Cecília. Ela ressalta isso, pois os sintomas costumam sumir nos primeiros dias de tratamento, mas é necessário seguir precisamente o prazo estipulado para que a micose não retorne.

No entanto, o ditado "é melhor prevenir que remediar" é bem adequado quando o assunto é micose. Confira alguns conselhos das especialistas para evitar as infecções:

PUBLICIDADE
  • Use roupas de algodão
  • Evite usar sapatos sem meias
  • Seque bem os pés e dobras após o banho
  • Não ande descalço em pisos constantemente úmidos, como lava pés, vestiários e saunas
  • Use somente seu próprio material de manicure
  • Leve animais de estimação ao veterinário com freqüência.
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.