Menopausa sem trauma

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 14/06/2006

Os sintomas da menopausa são temidos pela maioria das mulheres, que sofrem só de pensar em incômodos como alterações de humor, calores súbitos e noites mal-dormidas. Para evitar os efeitos causados pela queda dos hormônios típica da maturidade, especialistas indicam a terapia de reposição ? tratamento que ainda é cercado por muitas dúvidas. Capaz de minimizar e até mesmo acabar com os distúrbios que a menopausa provoca, a terapia nada mais é que o consumo de doses extras de progesterona e estrógeno, em falta no organismo da mulher. A ginecologista, especialista em climatério do Hospital das Clínicas, Ângela Maggio, acaba com os mitos que rondam o assunto.Toda mulher precisa da reposição hormonal.
Falso. Mulheres que se exercitam e têm uma alimentação saudável podem passar pelas transformações hormonais sem nenhum sintoma. "O próprio organismo se responsabiliza por equilibrar as taxas de hormônios", diz Ângela.

Os hormônios utilizados no tratamento são prejudiciais à saúde.
Falso. A má fama vem dos hormônios sintéticos, utilizados na época em que a terapia surgiu. A especialista explica que as substâncias empregadas atualmente assemelham-se muito às produzidas naturalmente pelo organismo. Ao ingerir os hormônios, vou engordar.
Falso. Outro mito que vem do passado. De acordo com a ginecologista, há alguns anos, a reposição hormonal era feita de forma indiscriminada. Ou seja, toda mulher que precisasse da substituição de hormônios, ingeria a mesma dose. A quantidade inadequada, muitas vezes, era a responsável pela subida do ponteiro da balança. "Adaptando a dosagem a partir dos sintomas e da deficiência hormonal que a mulher apresenta, os efeitos colaterais dificilmente acontecem", explica a médica. Posso fazer a reposição hormonal de diversas maneiras.
Verdadeiro. Dependendo do tipo de hormônio que a mulher precisa repor, as maneiras de fazê-lo variam. Compridos diários, adesivo, gel e spray nasal são algumas das opções. Somente um especialista pode definir o melhor método, já que alguns deles só contêm estrogênio ou progesterona e outros, os dois. A adaptação da paciente também conta na hora da escolha. Os hormônios só servem para atenuar os incômodos da menopausa.
Falso. "Além de eliminar os mal-estares típicos da meia idade, a terapia de reposição hormonal promove uma melhora na qualidade de vida das mulheres", garante a médica. As mudanças são notáveis na pele, no humor e na saúde das adeptas à substituição de hormônios.









PUBLICIDADE
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.