Campanha contra osteoporose faz exames gratuitos em São Paulo

Mulheres com mais de 65 anos e que nunca tenham feito o exame são as beneficiadas

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 04/09/2009

A campanha "Osteoporose" vai realizar gratuitamente, até o dia 18 de setembro, cerca de 2 mil testes de Densitometria Óssea, exame que detecta a doença. Desde 24 de agosto já foram realizados mais de 6 mil exames e a meta é chegar aos 8 mil até a data final do projeto, fruto de uma parceria entre o Cepic ? Centro Paulista de Investigação Clínica, e a Clínica Casa Branca, em São Paulo.

A ação é coordenada pelo médico reumatologista Cristiano Zerbini e faz parte de um estudo epidemiológico sobre a osteoporose em mulheres. São pré-requisitos básicos para a realização do exame ser mulher, ter acima dos 65 anos de idade e não ter feito o teste antes.

O exame é simples, indolor e seu resultado aponta quanto há de osso nos locais do esqueleto (coluna e fêmur), regiões onde as fraturas por osteoporose são mais comuns.

PUBLICIDADE

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos e que pode provocar fraturas em diversos ossos. Geralmente aparece quando a formação do osso não é adequada ou quando há o desgaste excessivo dele. Os exames radiológicos não podem diagnosticar a osteoporose até que 30% do osso já tenha sido perdido. "Costumamos chamar a doença de o ladrão silencioso", pois ela pode progredir durante anos sem nenhum sintoma, diminuindo a força dos ossos até que ocorra uma fratura?, afirma Zerbini. "Sem dúvida, a Densitometria Óssea é o melhor exame para detectar a osteoporose antes que uma fratura ocorra", explica.

As fraturas decorrentes da osteoporose acontecem com maior frequência na coluna, na bacia, nos punhos e nas costelas. As fraturas na coluna vertebral causam diminuição da estatura e dor crônica nas costas. Já as fraturas nos ossos da bacia causam consequências mais sérias podendo limitar a capacidade de realizar as tarefas do dia a dia e, nos casos mais graves, até colocar uma pessoa sob risco de vida.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.