Novo medicamento pode amenizar sintomas da gagueira

Substância reduz a ansiedade social, uma das causas do problema

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 30/09/2009

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou que o uso de bloqueadores da ação da dopamina no organismo, substância que age de forma negativa na atividade dos neurotransmissores, reduz a ansiedade social e ameniza os sintomas da gagueira.

Os pesquisadores usaram dois tipos de medicamentos ainda em teste para medir a eficiência do bloqueio da dopamina no cérebro. Um deles tinha apenas efeito placebo, enquanto o outro tinha a função de bloquear a ação da substância. Foram avaliados 130 pacientes gagos, mas não foi especificado quais deles receberam o placebo e quais haviam ingerido o bloqueador.

Depois de um ano, os cientistas observaram que 60% dos pacientes apresentavam melhora de sintomas como ansiedade e dificuldade de fala e que, essas melhoras eram resultado da redução dos níveis de serotonina no organismo, regulados pela dopamina. Quando há o bloqueio da dopamina, ocorre a redução da serotonina e da ansiedade, causas do problema.

De acordo com os pesquisadores, laboratórios já manifestaram interesse na fórmula e, ao que tudo indica, o medicamento, chamado de pagoclone, deve chegar às farmácias em dois anos.

PUBLICIDADE
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.