Hospital das Clínicas faz mutirão de exames para câncer de pele

Câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 27/11/2010

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, neste sábado (27), a Clínica de Dermatologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, irá realizar exames para diagnóstico precoce do câncer de pele no público interessado.

O atendimento acontecerá das 8 às 15 horas, no Prédio dos Ambulatórios, à Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155 - próximo à Estação do Metrô Clínicas. As pessoas com múltiplas ou "sinais" pelo corpo, com sardas no rosto ou ombros, pintas que estão crescendo ou se modificando, feridas que não cicatrizam ou que apresentam lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés devem procurar o Hospital das Clínicas munidas de CIC e RG.


As pessoas com o diagnóstico da doença serão matriculadas e tratadas no HC. Para a assistência, a Clínica de Dermatologia mobilizará cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, voluntários e administrativos. O atendimento é pa
rte integrante da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo seu desenvolvimento. A doença é mais comum em pessoas de pele clara, com mais de 40 anos. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada.

PUBLICIDADE

Detecção precoce

A melhor linha de defesa contra o câncer de pele é detectá-lo cedo, por isso o exame anual da pele e tão importante, principalmente para pessoas com pele muito clara e com muitas pintas. Quando diagnosticados e tratados cedo, a maioria dos tipos de tumor são curáveis em 100% dos casos, já o melanoma é curável em 97% dos casos, quando descoberto em estágios iniciais.

Sintomas

Os sintomas podem variar de pessoa pra pessoa e incluem:

- Mudança nas pintas da pele (forma, cor e tamanho);

- Ferida que coça, sangra ou que não cicatriza;

- Caroços brilhosos, claros ou que coçam;

- Caroços avermelhados que sangram ou formam uma crosta;

- Mancha avermelhada ressecada, áspera e crostosa;

- Muitas lesões de pele não são cancerosas, mas se você notar uma ou mais lesões descritas acima por mais de 2 semanas, procure seu médico.

Confira as unidades estaduais participantes

CAPITAL E GRANDE SP
Hospital Infantil Darcy Vargas. Horário de atendimento: 9h às 15h. Local: Rua Dr. Seraphico de Assis Carvalho, 34 - Jd. Guedala - Ambulatório de Especialidades. Participarão 21 profissionais.

Hospital Heliópolis. Horário de Atendimento: 9h às 15h. Local: Rua Cônego Xavier, 276, Sacomã ou Rua Celso Silva Castro, s/nº (entrada do PS).

Hospital Ipiranga. Horário de Atendimento: 9h às 15h. Local: Av. Nazaré, 28 - entrada principal, Saguão do 1º andar - São Paulo.

AME Itaquera. Horário de Atendimento: 9h às 15h. Local: Rua Santa Marcelina, 400, Itaquera

Hospital Estadual Padre Bento - Guarulhos. Horário de Atendimento: 9h às 15h. Local: Avenida Emílio Ribas, 1573.

INTERIOR E LITORAL
Hospital Guilherme Álvaro (Santos). Horário de Atendimento: 9h às 14h. Local: Rua Oswaldo Cruz, 197 - Boqueirão - Ambulatório de Dermatologia, entrada pelo Canal 4.

Ambulatório de Especialidades de Presidente. Prudente Horário de Atendimento: 9h às 16h. Local: Rua José Bongiovani, 1.297 - Cidade Universitária.

Instituto Lauro de Souza Lima. Horário de Atendimento: 9h às 15h. Local: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 225/226 - Bauru.

NGA Bauru Horário de Atendimento: 8h às 14h. Local: Rua Sebastião Toledo de Barros, 296 - Vila Carvalho - Jaú.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.