Garoto de oito anos recupera as duas mãos graças a transplante

Este é o primeiro caso de uma criança que recebeu um duplo transplante de mãos

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 29/07/2015

As mãos são membros extremamente importantes para o dia a dia, imagine só viver sem elas? Essa situação imaginária quase foi realidade para o pequeno Zion Harvey, um garoto de 8 anos morador de Baltimore, nos Estados Unidos, que aos dois anos de idade perdeu as duas mãos, amputadas após um quadro de gangrena. Mas, por sorte, o menino foi a primeira criança submetida a um transplante duplo de mãos, há algumas semanas.

PUBLICIDADE
Zion Harvey - Foto: Getty Images
O menino Zion Harvey, de 8 anos, foi a primeira criança a se submeter a um transplante duplo de mãos, e já consegue movimentar os dedos

Esse tipo de transplante é feito desde 1998, mas sempre em pessoas adultas. Essa foi a primeira fez que o procedimento foi feito em uma criança, e a cirurgia demorou 10 horas. Nela, as mãos e antebraços do doador foram conectados ao antebraço de Zion. Primeiro os médicos conectaram os ossos do braço com placas de metal e parafusos. Depois eles usaram a técnica de microcirurgia para conectar as veias e artérias, e por fim, os músculos e tendões foram suturados e os nervos foram reconectados.

A cirurgia foi delicada, mas Zion já está se recuperando e começou a movimentar os dedos e polegares das duas mãos. Para recuperar esses movimentos, ele está trabalhando com terapeutas ocupacionais, e ainda será acompanhado de perto no hospital. Depois, os médicos continuaram avaliando o garoto mensalmente e depois anualmente.

Quando criança, além de ter as mãos amputadas, o menino também precisou ter seus pés retirados e passou por um transplante de rins, com o órgão doado pela mãe. Hoje ele usa próteses nas pernas, mas vive bem adaptado a elas, sendo capaz de andar, pular, subir escadas e até praticar esportes. O fato de Zion já ter tomado medicamentos para evitar rejeição de transplantes anteriormente foi um dos fatores que o tornou um bom candidato ao tratamento.

O doador das mãos não teve sua identidade revelada, mas era uma criança da mesma idade de Zion. Por ser uma determinado, os médicos e sua mãe, Pattie Ray, acreditam que em breve ele se recuperará completamente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.