Estudo relaciona bebidas alcoólicas e sexo desprotegido

Segundo a pesquisa, quase 70% das mulheres fizeram sexo desprotegido sob o efeito do álcool

POR GIOVANNA BORIELO - PUBLICADO EM 15/08/2016

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Medicina de Cincinnati encontrou uma forte ligação entre bebidas alcoólicas e sexo desprotegido entre as mulheres. O estudo analisou 287 mulheres jovens, que participaram anonimamente, sobre as relações sexuais que tiveram nos últimos 30 dias.

PUBLICIDADE

Os dados apontam que pouco mais de dois terços (66,9%) dessas mulheres tiveram relações sexuais sem camisinha após a ingestão de bebidas alcoólicas. Segundo o estudo, publicado no "Journal of Behavioral Medicine", as participantes se sentiam mais confiantes após ingerirem grandes quantidade de álcool, mas estavam com suas funções cognitivas afetadas.

Para Jennifer Brown, à frente da pesquisa, é importante entender essa relação tão perigosa e de suma importância para a saúde pública. "A maioria das mulheres jovens relataram níveis de consumo excessivo de álcool antes do sexo, o que pode prejudicar o seu funcionamento cognitivo e tomada de decisão. Estes resultados sublinham a necessidade de analisar as associações entre o consumo de álcool e comportamentos sexuais de risco", explica Brown.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.