Por que as pessoas são destras ou canhotas? Ciência explica

Pesquisa alemã descarta a influência do cérebro na definição dessa característica

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 03/03/2017

Você já se perguntou porque alguns indivíduos são destros e outros canhotos? Na ciência, ainda existe muita incerteza sobre essa questão. De acordo com um novo estudo, feito por cientistas da universidade alemã Ruhr University Bochum, a resposta não está no cérebro como se acreditava.

PUBLICIDADE

Os pesquisadores descobriram que a assimetria hemisférica, fator que indica se as pessoas serão destras ou canhotas, já está determinado dentro do útero. O resultado do estudo mostrou que na 13ª semana de gestação, os fetos já demonstram preferência por um dos lados do corpo para a realização de movimentos na gestação.

Exames de ultrassom mostram que a inclinação a usar uma das mãos começa a ser definida ainda na oitava semana. Assim, os pesquisadores decidiram analisar a formação genética na medula espinhal entre a oitava a decima segunda semana de gestação.

A análise mostrou que os fetos de oito semanas já têm o hábito de levar a mão direita ou esquerda à boca, isso ocorre antes mesmo da formação completa da ligação entre o córtex motor (no cérebro) e a medula espinhal (razão para os movimentos ao corpo).

Desta forma, os pesquisadores descartaram a influência do cérebro sobre o fato de uma pessoa ser destra ou canhota. A descoberta indica uma ligação entre atividades de genes na medula como a causa central para a assimetria hemisférica, estabelecendo uma preferência pelo uso de um lado do corpo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.