Pesquisadores descobrem função inusitada dos pulmões

Descoberta coloca os pulmões em um novo patamar de importância e pode mudar os rumos da ciência

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 05/04/2017

Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que os pulmões dos mamíferos contam com uma função que vai além de respiração. De acordo com eles, os pulmões também são capazes de atuarem na produção de sangue.

Em um experimento feito com ratos, os cientistas descobriram que os animais produziam mais de 10 milhões de plaquetas por hora com a ajuda dos pulmões.

De acordo com os pesquisadores, a nova descoberta coloca os pulmões em um novo patamar de importância também no corpo humano. Isso porque, de acordo com eles, é possível que os pulmões também possam desempenhar um papel fundamental na formação de sangue em seres humanos também.

Essa descoberta foi viabilizada devido ao uso de uma tecnologia que possibilitou que os cientistas introduzissem uma proteína fluorescente no genoma dos ratos. As plaquetas emitiam uma luz verdade sempre que circulavam pelo corpo. Os cientistas observaram que havia uma grande quantidade de plaquetas no tecido pulmonar.

Entre as conclusões obtidas no estudo, uma merece destaque: a de que pelo menos metade da produção total de plaquetas do corpo ocorre com a ajuda de pulmões.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O que vem pela frente

Com essa informação, os cientistas pretendem estudar se é possível haver alguma influência na maneira como são tratadas às inflamações e sangramentos pulmonares. No entanto, ainda são necessários novos estudos.

As informações foram tiradas do site da revista científica Nature

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.