Homens não sabem quando estão sendo teimosos, aponta estudo

Pesquisa mostra que quanto maior o nível de testosterona maior é a tendência de eles confiarem mais em suas opiniões

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 08/05/2017

Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia descobriu que quanto mais testosterona os homens apresentam, maior é a tendência de eles confiarem em seus julgamentos e se tornaram mais teimosos. Da mesma forma, quanto maior a quantidade de hormônio, menores são os impulsos que levam a uma reflexão e autocrítica.

PUBLICIDADE

O estudo contou com a participação de 243 homens. Alguns receberam doses de testosterona, enquanto outros receberam placebo. Ao analisar o comportamento dos participantes, os cientistas constataram que os homens que receberam doses de testosterona tiveram um desempenho inferior no teste projetado para medir a reflexão cognitiva do que o grupo que recebeu placebo.

O que foi descoberto é que o grupo que recebeu testosterona foi mais rápido para fazer julgamentos instantâneos em quebra-cabeças onde o seu palpite inicial é geralmente errado. A explicação para esse fato é que a testosterona está inibindo o processo de autocrítica e aumentando a sensação de estar sempre certo

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.