Vacina contra Zika obtém sucesso na proteção contra o vírus, mostra pesquisa

Objetivo da vacina é proteger mulheres e crianças contra a microcefalia e alterações neurológicas causadas pelo vírus

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 25/09/2017

A vacina contra o zika vírus desenvolvida pelo Instituto Evandro Chagas foi capaz de prevenir a transmissão da doença em camundongos e macacos e durante a gestação de fêmeas de camundongo. Segundo artigo divulgado na última semana, pela revista Nature Communications, esse é um dos mais avançados estudos para oferta de uma vacina contra a doença capaz de proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas causadas pelo vírus.

PUBLICIDADE

Os testes realizados tinham como objetivo evitar que o vírus zika causasse a microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central dos camundongos bem como impedir que o vírus causasse e doença em macacos. Os dois objetivos foram alcançados com a vacina. Os testes em humanos devem começar a ser realizados, a partir de 2019.

As fêmeas de camundongo que não tomaram a vacina tiveram aborto por conta da transmissão do zika vírus ou seus filhotes nasceram com microcefalia e outras alterações neurológicas.

Testes em machos

Os testes também foram realizados em camundongos machos. Uma das descobertas é que o zika vírus pode ser capaz de causar esterilidade. Isso porque de acordo com os pesquisadores, a infecção nos animais reduziu consideravelmente a contagem de espermatozoides, a mobilidade, fazendo com que ficassem praticamente imóveis e o tamanho dos testículos. É importante dizer que esses estudos não são conclusivos e que não foram feitos em macacos.

Além disso, não é possível afirmar que esses efeitos também se aplicariam em seres humanos Por isso são necessários mais estudos para entender a dimensão deste problema.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Os testes da vacina também tiveram sucesso na proteção de animais machos. O estudo mostra que além de demonstrar eficácia entre as fêmeas de camundongos e macacos, prevenindo a transmissão do zika vírus aos bebês dos camundongos, a vacina foi capaz de impedir danos aos testículos de camundongos machos vacinados.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.