13 locais na cozinha que você esquece de limpar, mas não deveria

Algumas áreas são capazes de acumular germes, contaminar os utensílios de cozinha e prejudicar a saúde

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 27/02/2018

Existem alguns cantinhos na cozinha que as pessoas se esquecem de limpar, como a gaveta de talhares, o trilho da máquina de lavar louça, ou a gaveta da geladeira. No entanto, esses locais podem acumular germes e bactérias e contaminar os alimentos e utensílios de cozinha. Esse contato pode, muitas vezes, aumentar o risco de contaminação pela bactéria E.coli e salmonela. Como forma de alertar sobre os locais que merecem atenção, diferentes profissionais ligados à limpeza e organização participaram de uma entrevista para o site Livestrong. Confira a seguir:

PUBLICIDADE

Pia da cozinha

Só quem já viu uma pia cheia de louças em casa sabe o quanto o odor pode incomodar. No entanto, o mau cheiro não é o único problema. Isso porque quando deixamos a pia cheia de louça, também deixamos restos de alimentos em contato com a umidade. Esse tipo de descuido pode atrair insetos indesejados que podem transmitir doenças. Por isso, de acordo com a personal organizer Colleen Karney, da empresa Two Maids & A Mop, é importante usar desinfetantes próprios para limpar serem usados na cozinha.

Lixo

É muito comum a gente achar que o lixo não precisa de limpeza depois que retiramos os resíduos de lá. O que acontece, no entanto, é que o lixo também pode acumular restos de alimentos e atrair insetos indesejáveis. A gerente da empresa Jerm Pro Cleans recomenda limpar o local com cloro e enxaguar com uma escova,

Esponjas e panos de prato

A esponja entra em contato com germes toda vez que você lava a louça. Além disso, fica em contato com a umidade, atraindo assim novas bactérias. Para evitar que o objeto seja contaminado o ideal é sempre enxaguar a esponja com sabão antibacteriano e água quente. Em relação aos pratos, o ideal é lavá-los pelo menos uma vez por semana, para evitar o acúmulo de bactérias. Caso não consiga lavar, enxague com água quente assim que usar para remover o máximo de germes possíveis.

Tábuas de corte

Essas superfícies também entram em contato com diferentes tipos de alimentos e por isso também precisa ser higienizada logo depois de usada. De acordo com a Kearney, o mais indicado é usar uma tábuas de cortes de plástico, pois os modelos de madeira são muito porosas e mais difíceis de limpar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Bandeja de gotejamento do refrigerador

Cada refrigerador tem uma bandeja de gotejamento na parte inferior para evitar que a condensação do sistema de refrigeração escape para o seu chão. Se você nunca reparou neste local, pode ter uma surpresa quando for olhar. A falta de limpeza na bandeja de gotejamento também pode resultar no acúmulo de germes e bactérias. Para limpar essa região o ideal é usar um limpador multiuso.

Gaveta da geladeira

Essas gavetas também entram em contato com a comida, possibilitando uma contaminação por diferentes tipos de bactérias. Caso o local não seja limpo, pode contaminar outros alimentos que sejam armazenados lá. As bactérias também podem ocasionar o aparecimentos de mofo, que pode, inclusive, danificar a qualidade da geladeira. Para limpar as gavetas da geladeira, basta fazer uma solução de água com vinagre de maçã.

Trilhos da porta da máquina de lavar louça

Esse espaço costuma ser esquecido por quem tem máquina de lavar louça. Mas vale lembrar que ele está em contato constante com alimentos e pode se tornar um viveiro de germes e bactérias. Esse descuido pode, inclusive, contaminar os pratos durante a limpeza. A área pode ser higienizada com uma escova de dentes e desinfetante.

Liquidificador

Após cada uso é indicado limpar o liquidificador. Isso porque as lâminas e o fundo do copo podem acumular germes e bactérias. Em alguns casos pode até atrair insetos indesejados. Uma dica é colocar um pouco de água com sabão e ligar o liquidificador usando o ciclo de limpeza.

Puxadores de gaveta

Esses locais entram em contato diariamente com germes e bactérias e pode contaminar as pessoas quando são tocados. Os puxadores de gaveta podem ser higienizados com um pano de limpeza com desinfetantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Gaveta de talheres

Você provavelmente costuma guardar a louça nas gavetas somente quando ela estiver limpa. Mas você lembra de higienizar as gavetas em que estes itens serão colocados? É preciso limpar esses cômodos com água e desinfetante semanalmente.

Abridor de lata

Esse objeto entra em contato com qualquer alimento enlatado que você come, incluindo carnes e peixes. Isso significa que seu abridor de lata pode estar contaminado com bactérias perigosas, como E.coli e até salmonela. Se for possível, você pode lavar o abridor de lata na máquina de lavar louça, juntamente com os pratos regulares. Ou se preferir você pode limpá-lo com água quente e sabão após cada uso. Em seguida seque imediatamente para evitar que enferruje.

Sacolas reutilizáveis

Essas sacolas entram em contato com diferentes tipos de alimentos e, portanto, podem armazenar bactérias. É comum também que essas sacolas sejam colocadas no chçao ou em superfícies que nem sempre estão higienizadas, tornado-se um canal de contaminação. Passar um pano limpo com desinfetante ajuda a mantê-las sempre limpas.

Piso da cozinha

A falta de limpeza pode ocasionar o aparecimento de germes e bolor, devido ao fato de que o chão recebe todo tipo de sujeira e alimentos. Uma forma de higienizá-lo é fazer uma solução de água com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.