Após levar soco no olho, homem passa a "ver estrelas"

Médicos descobriram que o paciente teve uma catarata, que se desenvolveu em formato estrelar

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 21/12/2018

Foto: Reprodução/BMJ CASE REPORTS.2018
Após levar soco no olho, homem passa a ?ver estrelas"

Você já ouviu falar na expressão "ver estrelas"? Embora ela sempre seja usada de forma metafórica, um homem de 36 anos de Punjab, na Índia, levou um soco no rosto com tanta força que ficou literalmente "vendo estrelas".

PUBLICIDADE

Alguns dias após se envolver em uma briga, o homem decidiu procurar assistência médica por estar estranhando seus sintomas. Depois de realizar uma série de exames, os médicos descobriram que ele sofreu uma catarata de aparência visceral na têmpora esquerda, que inexplicavelmente tinha o formato estrelar.

De acordo com o relatório do caso, publicado no BMJ Case Reports, a opacidade em forma de estrela apareceu devido a danos na cápsula do cristalino, estrutura localizada atrás da íris, que focaliza a luz depois que ela entra no olho humano.

Embora a catarata seja uma condição mais comum em idosos, medicamentos, outras doenças e traumas físicos podem acarretar no problema. A doença é caracterizada por visão nublada, confusa ou nebulosa, além de dificuldade em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão.

Segundo o artigo, os sintomas do indiano incluíram vermelhidão, dor e visão progressivamente pior no olho esquerdo, que surgiram de seis a sete horas após o soco na cara, por isso ele decidiu procurar ajuda médica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Para tratar a condição, s oftalmologistas realizaram uma cirurgia que remove a catarata e implanta uma nova lente. Uma semana depois da cirurgia, o homem já tinha recuperado sua visão.

O médico Rohan Singh, do Departamento Médico da Universidade de Chandigarh, na Índia, que tratou o paciente, disse que estrela não pode ser vista a olho nu, por isso é preciso um equipamento especial para diagnosticá-la. Além disso, revelou que se o homem não tivesse procurado ajuda médica rápido a catarata poderia continuar a crescer e trazer outros problemas.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.