Secretaria da Saúde confirma três surtos de toxoplasmose em SP

Foram registrados 45 casos da doença na capital paulista, veja como a toxoplasmose é causada

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 17/05/2019

A cidade de São Paulo registrou três surtos de toxoplasmose desde março, de acordo com dados divulgados pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). O órgão ligado à Secretaria de Saúde identificou 45 casos da doença em diferentes bairros.

PUBLICIDADE

A identificação ocorreu após denúncias de clientes de bares e restaurantes na ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde).

"A Vigilância em Saúde está realizando investigação com objetivo de identificar, monitorar e verificar a magnitude dos casos, bem como as situações de risco - fontes de alimento ou água contaminados - que possam estar contribuindo para o aparecimento destes casos", informou a secretaria.

Segundo o órgão, é considerado um surto quando há mais de dois casos da doença na mesma região. Não foram informados os nomes dos estabelecimentos.

O que é Toxoplasmose?

Toxoplasmose, ou como é popularmente chamada "doença do gato", é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. A toxoplasmose pode causar sintomas semelhantes aos da gripe em algumas pessoas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Quem transmite a toxoplasmose?

O homem adquire a infecção por três vias:

  • Ingestão de oocistos provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminados com fezes de gatos infectados
  • Ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro
  • Por intermédio de infecção transplacentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a infecção durante a gravidez.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, ocorre de 10 a 23 dias, quando a fonte for a ingestão de carne; de 5 a 20 dias, após ingestão de oocistos de fezes de gatos.

Veja os sintomas, como diagnosticar e os tratamentos disponíveis para toxoplasmose!

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.