Mulher desenvolve infecção cerebral por limpar errado os ouvidos

Ela costumava limpar a parte interna do ouvido com frequência; Saiba a forma certa de limpar

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 21/08/2019

Você tem costume de limpar os ouvidos com muita frequência? Se a sua resposta for positiva, tome cuidado! Uma australiana de 37 anos teve uma infecção no cérebro após higienizar a parte interna da orelha com hastes flexíveis.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao That's Life!, a mulher se identificou como Jasmine e disse que limpava os ouvidos todos os dias. Isso ocasionou em problemas auditivos no órgão do lado esquerdo.

Ao procurar um médico, Jasmine foi diagnosticada com infecção de nível leve e começou o tratamento com antibióticos. Porém, os sintomas persistiram. Além disso, ela percebeu que havia sangue saindo do ouvido quando realizava suas limpezas diárias.

Foto: Reprodução
Mulher desenvolve infecção cerebral por limpar errado os ouvidos

Limpeza excessiva e surdez

Um teste de audição apontou que a paciente estava com surdez moderada. Em seguida, ela foi encaminhada para um otorrinolaringologista - médico responsável pela saúde do olfato, fala e respiração.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Após Jasmine passar por uma série de exames, o especialista identificou que a causa do problema era uma infecção bacteriana que estava danificando o osso do crânio.

"Você deveria ter vindo me ver quatro ou cinco anos atrás", afirmou o especialista, segundo Jasmine. Ela precisou passar por uma cirurgia de cinco horas para remover o tecido infectado e reconstruir o canal auditivo.

"O algodão estava acumulado e purulento há cinco anos. Meu osso do crânio atrás da orelha estava fino como papel", disse a mulher. Jasmine foi curada da infecção, mas perdeu a audição permanentemente.

Como limpar o ouvido em casa

A limpeza mais adequada deve ser apenas na parte externa do ouvido. Uma forma bastante simples é usar uma toalha ou um pedaço de papel higiênico apenas onde o dedo alcançar. O cotonete ou qualquer outro objeto inserido no canal do ouvido não são recomendados.

Saiba mais sobre perda de audição

Veja quais são os cuidados com a limpeza do ouvido

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Confira os sintomas, tratamentos e causas da perda de audição

Entenda como o uso do cotonete pode perfurar o tímpano

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.