Mais duas mortes por sarampo são confirmadas em SP

Um bebê e uma mulher de 31 anos morreram devido ao sarampo na capital paulista; veja como se prevenir

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 27/09/2019

Mais duas mortes relacionadas ao sarampo foram confirmadas pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, na última quarta-feira (25). Uma mulher de 31 anos e um bebê recém-nascido são as novas vítimas da doença, que já matou outras três pessoas no estado.

PUBLICIDADE

De acordo com as autoridades, a vítima adulta não tinha histórico de vacinação contra o sarampo. Já o bebê, por ter somente 26 dias de vida, não poderia ser imunizado a tempo.

Antes desses episódios, foram registrados dois óbitos pela doença na capital paulista e um na cidade de Osasco. Assim, o estado de São Paulo contabiliza cinco vítimas fatais por sarampo apenas em 2019.

As ocorrências quebram um hiato de 22 anos sem registros de mortes pela doença. Além disso, de acordo com a Secretaria de Saúde, já foram confirmados até o momento 5.139 casos de sarampo em todo o Estado, sendo 2.897 (56,3%) na capital.

Como se prevenir

A melhor forma de se prevenir contra o sarampo é através da vacinação. Diante dos casos confirmados em SP, a Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de imunização de todas as pessoas que ainda não tomaram a vacina.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O Programa Estadual de Imunização recomenda que os seguintes públicos-alvos tomem a vacina tríplice (que combate sarampo, rubéola e caxumba) urgentemente:

  • Bebês: de 6 meses a 11 meses e 29 dias (uma dose)
  • Crianças e jovens: 1 a 29 anos (duas doses)
  • Adultos: 30 a 59 anos (uma dose)

Profissionais de saúde também precisam da imunização, independentemente da idade. A vacina tríplice tem sido oferecida gratuitamente em postos de saúde, terminais de ônibus e estações de metrô.

Não há indicação de vacinação para quem tem mais de 60 anos, pois esse público provavelmente já teve contato com o vírus no passado.

Responsáveis por crianças com menos de 6 meses devem evitar aglomerações e manter, constantemente, a higienização dos bebês adequada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Sintomas de sarampo

Ao verificar um desses sintomas, procure imediatamente o pronto-socorro mais próximo:

  • Manchas vermelhas na pele
  • Febre
  • Tosse consistente
  • Coriza

Dúvidas sobre sarampo

Entenda quais são as reais causas do sarampo

Veja se quem já tomou a vacina de sarampo há anos corre perigo

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Confira onde e como tomar a vacina tríplice viral

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.