César Filho é internado com diverticulite: entenda a doença

Apresentador do programa "Hoje em Dia", da Record, está hospitalizado e afirma que seu quadro é "pior do que se imaginava"

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 06/11/2019

César Filho preocupou seus fãs, na última terça-feira (5), ao postar vídeos em uma cama de hospital. Nas postagens, o apresentador do programa "Hoje em Dia", da Record, revelou ter sido diagnosticado com um caso agravado de diverticulite.

PUBLICIDADE
César Filho postou Stories em seu Instagram comentando sobre o caso - Foto: Reprodução/Instagram
César Filho postou Stories em seu Instagram comentando sobre o caso

Em sua conta no Instagram, o jornalista comentou sobre os resultados dos exames de imagem que havia feito, dizendo que a doença está em um estágio "pior do que se imaginava".

O que é diverticulite

A diverticulite é uma inflamação causada por pedaços de fezes que ficam presas em pequenas bolsas na parede interna do intestino. É uma doença que costuma atingir pessoas acima dos 40 anos.

Causas

Não existe uma causa específica para o surgimento da doença. Entretanto, supõe-se que uma dieta pobre em fibras possa ser uma origem provável.

Com a falta desse nutriente, ocorre a constipação, que leva ao quadro de fezes muito duras e prisão de ventre. Ou seja, há uma demanda maior do que o normal para as fezes serem evacuadas e esse esforço aumenta a pressão no intestino, causando a formação dessas bolsas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Sintomas da diverticulite

César Filho explicou nas postagens que começou a sentir fortes dores abdominais no domingo. Mesmo assim dispensou as orientações médicas para repousar e voltou ao trabalho no início da semana.

Além desse sinal apontado pelo apresentador, a diverticulite também provoca outros sintomas desconfortáveis, como:

  • Inchaço e cólica abdominal
  • Sangue nas fezes
  • Febre
  • Calafrios
  • Náusea
  • Vômito
  • Perda de apetite

Nesta quarta-feira (6), César Filho decidiu se afastar do programa para cuidar de sua saúde e foi substituído no palco do "Hoje em Dia". A assessoria da TV Record informou que não há uma previsão de retorno do apresentador.

Tratamento para diverticulite

O jornalista está internado em um hospital na cidade de São Paulo e se recupera à base de antibióticos, soro para hidratação e analgésicos para amenizar as fortes dores. Ainda não há uma possibilidade de alta médica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
O apresentador apresentou fortes dores abdominais desde domingo - Foto: Reprodução/Facebook
O apresentador apresentou fortes dores abdominais desde domingo

O tratamento da diverticulite pode variar conforme o histórico do paciente, além da intensidade e gravidade dos sintomas. De forma geral, a doença pode ser tratada com:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Cuidados com a diverticulite

Entenda em quais casos a diverticulite pode levar à morte

Descubra quando a cirurgia é indicada para quem tem diverticulite

Veja o que pode ou não comer ao apresentar a doença

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.