Brasil tem 1º caso de morte por catapora hemorrágica em 2019

Caso raro aconteceu em Manaus após professor contrair o vírus da varicela

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 06/12/2019

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (5) a primeira morte por catapora hemorrágica no Brasil em 2019. A vítima foi o professor Ednelson Sota da Silva, de 33 anos, que faleceu na última quarta (4), em Manaus.

PUBLICIDADE

De acordo com as autoridades, Ednelson ficou internado por dois dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital amazonense após contrair o vírus varicela-zoster, responsável pela catapora e pela herpes zóster.

O quadro do paciente acabou se tornando irreversível depois que a doença chegou a seus órgãos vitais, fazendo com que sofresse sangramentos internos, bolhas de sangue e uma parada cardíaca que levou à morte.

Catapora hemorrágica

A catapora (ou varicela) é uma doença causada por vírus, caracterizada pelo surgimento de bolhas vermelhas no corpo que provocam coceira, febre e mal-estar. É uma das patologias mais comuns na infância e é altamente contagiosa por meio de contato com a pele da pessoa infectada, tosse ou espirro.

Aos 33 anos, Ednelson teve sangramentos internos, bolhas de sangue e uma parada cardíaca devido à catapora hemorrágica - Foto: Shutterstock
Aos 33 anos, Ednelson teve sangramentos internos, bolhas de sangue e uma parada cardíaca devido à catapora hemorrágica

Já os casos de catapora hemorrágica são bastante raros, porém possíveis. Isso porque os sintomas da doença costumam desaparecer de 7 a 10 dias após o início do tratamento medicamentoso e isolamento do paciente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Outras enfermidades podem ser decorrentes da manifestação do vírus, como:

Assim, ao identificar um ou mais sintomas da doença, procure um médico imediatamente.

Como se prevenir

A maneira mais eficaz de se prevenir da catapora, seja ela hemorrágica ou não, é por meio da vacina. A recomendação é que sejam tomadas: vacina tetra viral (previne contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora) e vacina contra varicela.

Ambas são imunizações fornecidas gratuitamente em postos de saúde pelo Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a probabilidade de pessoas imunizadas com as vacinas apresentarem casos graves ou moderados de catapora é mínima.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Dúvidas sobre catapora

Veja se quem teve catapora na infância pode contraí-la quando adulto

Descubra como evitar outras infecções ao apresentar catapora

Entenda o que é, sintomas e complicações da herpes zóster

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.