Bolsonaro faz exame para investigar possível câncer de pele

Presidente passou por cauterização em uma das orelhas para avaliar suspeita de câncer de pele

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 11/12/2019

Na tarde desta quarta-feira (11), Jair Bolsonaro passou por um procedimento dermatológico no Hospital da Força Aérea, em Brasília, para verificar uma suspeita de câncer de pele.

PUBLICIDADE

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Planalto, o presidente foi submetido a uma cauterização em uma das orelhas e deverá aguardar os resultados de uma biópsia, que irá dizer se o problema se trata de um câncer ou não.

Em conversa com jornalistas no Palácio do Alvorada, Bolsonaro comentou sobre as chances de estar com a doença. "Tenho pele clara, pesquei muito na minha vida, fiz muita atividade. Então, a possibilidade de câncer de pele existe", afirmou.

Após deixar o hospital, com um curativo na orelha esquerda, o presidente decidiu cancelar uma viagem para Salvador, na Bahia, por recomendação médica. Diante da precaução, a Presidência reforçou que o mandatário estava em boas condições de saúde.

Tipos de câncer de pele

Os cânceres de pele são os mais comuns no Brasil, atingindo cerca de 180 mil brasileiros por ano. A doença ocorre devido ao crescimento anormal das células que compõe a pele e, por isso, pode originar diversos tipos de tumores - entre benignos (não melanoma) e malignos (melanoma).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Assim como foi sugerido por Bolsonaro, pessoas que tomam muito Sol ao longo da vida sem proteção adequada têm um risco aumentado para o câncer de pele. Isso porque a exposição solar desprotegida agride a pele. Então, quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante os anos, maior é o risco de desenvolver a doença.

Portanto, é extremamente importante evitar a exposição ao Sol sem proteção para prevenir o câncer de pele. Para isso, é necessário adotar uma série de hábitos, que vão desde o uso diário de filtro solar até o cuidado com os momentos de maior insolação do dia.

Como se prevenir do câncer de pele

Fazer exame de pele anual previne o aparecimento de câncer de pele

Proteção contra câncer de pele deve começar na infância

Conheça os fatores de risco e previna-se contra o câncer de pele

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.