Coronavírus: veja as medidas de prevenção adotadas no Brasil

Medidas têm sido tomadas pelo Ministério da Saúde para evitar o contágio por coronavírus, que conta com novas hipóteses de transmissão

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 23/01/2020

O número de mortes pelo coronavírus, doença similar a uma pneumonia viral grave, subiu para 25, com mais de 630 casos confirmados em vários países. Devido ao fácil contágio entre humanos e à alta taxa de mortalidade, o Brasil se adiantou para adotar medidas de prevenção à enfermidade.

PUBLICIDADE

De acordo com uma nota oficial divulgada nesta quinta-feira (23), o Ministério da Saúde criou um Centro de Operações de Emergência (COE) - Novo Coronavírus, para combater possíveis casos no país. O comitê tem atuado diretamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), monitorando prováveis ocorrências do vírus em território brasileiro.

Além de preparar laboratórios e postos de saúde para realizar testes e identificar a presença de coronavírus, o comitê deixou clara a definição de casos que devem ser considerados suspeitos e como se prevenir.

Quando considerar um caso suspeito de coronavírus?

Será considerado como caso suspeito do novo coronavírus o paciente que:

  • Apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar.
  • Tiver viajado para áreas de transmissão ativas do vírus nos últimos 14 dias antes de apresentar os sintomas. Apenas as cidades de Wuhan e Huanggang, na China, são consideradas regiões de transmissão ativa até então.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Coronavírus no Brasil

Nesta semana, a divulgação de um suposto caso de coronavírus em Minas Gerais causou pânico na população. Tratava-se de uma brasileira de 35 anos, que havia estado em Xangai (China) e apresentava sintomas característicos. Porém, a suspeita foi analisada pelo Ministério da Saúde e descartada.

Novo coronavírus age como pneumonia viral grave - Foto: Shutterstock
Novo coronavírus age como pneumonia viral grave

Agentes em aeroportos e fronteiras por todo o Brasil têm sido orientados para identificação e notificação imediata de casos suspeitos do novo coronavírus. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também intensificou a limpeza e desinfecção nesses pontos de entrada do país.

Como prevenir o coronavírus

Segundo o Ministério da Saúde, alguns cuidados básicos podem ser adotados por todos os cidadãos para reduzir o risco de contágio, como:

  • Evitar contato com pessoas que sofrem de infecções respiratórias
  • Lavar as mãos frequentemente
  • Evitar contato com animais silvestres e/ou doentes

Transmissão do coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus encontrada em animais silvestres. Porém, o nome "coronavírus" tem sido associado a um novo tipo da categoria, o 2019-nCoV, que tem causado uma pneumonia grave e é altamente letal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

As formas de transmissão do novo coronavírus têm sido investigadas. O que se sabe até o momento é que o vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa, o que tem ocasionado o atual surto na China.

Em uma primeira hipótese, a OMS tem analisado a relação do coronavírus com a ingestão de frutos do mar contaminados. Entretanto, cientistas chineses apontam que a doença pode ter sido transmitida ao homem por carne de cobra infectada, vendida em um mercado público de Wuhan.

Outros pesquisadores defendem que a disseminação do coronavírus pode ter ocorrido pelo consumo de sopa de morcegos contaminados. Entretanto, nenhuma definição sobre o contágio foi declarada por autoridades nacionais ou internacionais.

Casos da doença pelo mundo

Até a publicação deste conteúdo, o coronavírus foi identificado em oito países e chegou a 645 casos suspeitos. Veja em detalhes abaixo:

  • China: 634 casos suspeitos e 18 mortes confirmadas
  • Tailândia: 3 casos suspeitos
  • Coreia do Sul: 1 caso suspeito
  • Taiwan: 1 caso suspeito
  • Estados Unidos: 1 caso suspeito
  • Singapura: 1 caso suspeito
  • Arábia Saudita: 1 caso suspeito
  • Vietnã: 1 caso suspeito
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Apesar do risco do vírus se espalhar por outros países devido às viagens internacionais, a OMS declarou hoje que ainda é muito cedo para declarar o coronavírus como uma emergência internacional.

Doenças respiratórias graves

Veja qual é a doença respiratória altamente contagiosa e que pode ser prevenida por vacina

Conheça detalhes da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e como se proteger

Descubra quais são as principais doenças pulmonares que afetam brasileiros

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.