1 pessoa perguntou:

O que é a febre oropouche?

  • Respondido em 01/08/2017
    Dra. Helena Brígido Infectologia - CRM 4374/PA
    especialista minha vida
    Olá,

    É uma arbovirose, da família Bunyaviridae, gênero Orthobunyavirus, que causa doença infecciosa aguda transmitida por insetos, de grande importância em saúde pública, difundida na Américas do Sul (principalmente na Amazônia) e Central e no Caribe, que se adaptou ao meio urbano. No Brasil, está mais presente nas Regiões Norte e Centro-Oeste, além de Bahia e Minas Gerais. Possui um período de incubação (desde a picada do inseto até a manifestação da doença) que varia entre 3-6 dias.

    Possui dois ciclos

    CICLO SILVESTRE - Os hospedeitos vertebrados são a preguiça e macaco, além de aves silvestres. No ciclo silvestre já foram identificados vetores como Aedes serratus (Pará) e Coquilletidia venezuelensis (Trinidad).

    CICLO URBANO (ciclo epidêmico) - O homem é o único hospedeiro. A transmissão ocorre por picadas de mosca denominada de Culicoides paraensis que tem ampla distribuição em todo o território brasileiro. O C. paraensis se multiplica com facilidade em ambientes urbanos devido a acúmulo de água em recipientes. Também pode ser transmitida por insetos do gênero Aedes.

    PUBLICIDADE