Flavio perguntou:

Pênis torto tem alguma ligação com próstata?

  • Respondido em 10/11/2017
    Dr. Valter Javaroni Urologia - CRM 52575160/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Nenhuma! Se a pergunta se refere ao fato de quem tem pênis torto tem mais chance de ter doenças na próstata, a resposta também é não.

    O pênis de cada homem tem características distintas. Nem todos são completamente retos quando em ereção. Curvaturas discretas e geralmente direcionadas para o lado onde o pênis descansa não são consideradas doenças.

    Quando o ângulo da curvatura é de tal ordem que prejudica a capacidade de penetração e de obter satisfação sexual, vale a pena buscar ajuda médica especializada.

    Leve fotos registrando a curvatura do membro em ereção para que o médico faça uma avaliação completa.

    A próstata não participa da ereção peniana. Ela apenas produz parte do material que sai quando se ejacula (sêmen). A glândula fica bem na saída da bexiga e o canal urinário (uretra) atravessa a próstata. A confusão associando próstata e ereção vem do fato de que a cirurgia que retira toda a próstata (prostatectomia radical) quando existe o câncer de próstata acaba afetando a potência sexual do homem. Isso decorre da lesão durante a prostatectomia radical dos nervos e vasos que vão para o pênis e passam muito perto da próstata.

    Em casos de cirurgia para o câncer da próstata em que o paciente não é adequadamente orientado no sentido de restabelecer a vida sexual e as ereções precocemente, a inatividade somada ao trauma cirúrgico pode ocasionar encurtamento peniano.

    Procure um urologista e esclareça suas duvidas!

    PUBLICIDADE